Olímpiada de Matemática das Escolas Públicas começa em todo o país

A 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) começa nesta terça-feira (2) em todo o Brasil. A atividade é voltada para estudantes dos ensinos fundamental e médio para estimular e promover o estudo da matemática e revelar talentos da área.

Olimpiada de Matemática - Divulgação

A competição, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Inpa) há dez anos, é formada por duas fases: a primeira consiste em 20 questões objetivas de múltipla escolha e que são aplicadas pelas próprias escolas inscritas e a segunda para os classificados na primeira etapa, que será aplicada em setembro.

Durante a competição, os estudantes de cada escola com melhor desempenho na 1ª fase, de acordo com os critérios estipulados no regulamento da prova, serão avaliados e classificados para a 2ª fase da olimpíada, prevista para o dia 12 de setembro. Os melhores colocados na classificação final serão contemplados com medalhas de ouro, prata e bronze. Todos recebem certificados de menção honrosa pelo desempenho participação.

Além das Olimpíadas de Matemática, durante todo o ano são organizadas Olimpíadas Científicas que englobam áreas do conhecimento como química, astronomia, física, linguística, biologia e oceanografia. Uma das estratégias adotadas por algumas escolas para estimular o interesse dos alunos nas atividades diárias da escola e também nas Olimpíadas Científicas, é a utilização de redes sociais para esclarecimento de dúvidas, mesmo fora do horário de aula.

As Olimpíadas Científicas promovem a socialização entre docentes e estudantes e através de provas teóricas, experimentos e debates, os alunos aumentam as oportunidades de estudar em universidades internacionais como representantes do Brasil.