Instituto rebate factoide da mídia contra Lula sobre doações

Seguindo a rotina dos últimos meses, a grande mídia lançou mais um factoide sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A cantilena da semana foi lançada pelo O Estado de S. Paulo em matéria publicada nesta quarta-feira (10) sobre doações feitas ao Instituto Lula pela empreiteira Camargo Corrêa.

Lula

Em nota, o instituto ressalta que o jornal enviou cinco perguntas na terça-feira (9), às 17h14, com prazo de resposta até as 19h30.

Sob o título “Camargo Corrêa doou para o Instituto Lula R$ 3 milhões”, o jornal afirma que, com base nas investigações da Operação Lava Jato, que apura um esquema de corrupção na Petrobras, foram identificados pagamentos feitos ao Instituto Lula.

O instituto, por sua vez, rebate as insinuações afirmando que “as doações estão em conformidade com a finalidade da organização” e esclarece que os valores citados pela matéria foram doados para manutenção e desenvolvimentos de atividades institucionais. Outros três pagamentos citados pela matéria seriam referentes a quatro palestras feitas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cujos eventos foram públicos e devidamente contratados.

“O Instituto Lula não prestou nenhum serviço eleitoral, tampouco emite bônus eleitorais, o que é uma prerrogativa de partidos políticos, portanto deve ser algum equívoco”, afirma a nota, ressaltando que a Camargo Corrêa já manifestou publicamente que apoiou o Instituto, em resposta a matéria de 2013 da Folha de S. Paulo, ou seja, deram notícia velha e já esclarecida como se fosse nova.

“As doações ao Instituto Lula e as palestras do ex-presidente não têm nenhuma relação com contratos da Petrobras”, completa o texto em resposta a uma das perguntas enviadas pelo jornal.