Temer, ministros e líderes da Câmara discutem desonerações

O vice-presidente da República, Michel Temer, seis ministros e 12 líderes de partidos aliados na Câmara dos Deputados reuniram-se nesta terça-feira (16), no Palácio do Planalto, para discutir o projeto de lei que altera a desoneração da folha de pagamento das empresas.

Temer discute com base aliada ajuste fiscal e combate a corrupção - Brasil 247

O governo pretende votar a redução das desonerações sobre a folha de pagamento ainda nesta semana. A estimativa é arrecadar R$ 1 bilhão por mês, chegando a um total de R$ 12 bilhões ao ano. O projeto compõe o ajuste fiscal proposto pelo governo para reduzir gastos e reequilibrar as contas da União.

Inicialmente, o texto foi enviado ao Legislativo como Medida Provisória. Porém, o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), o devolveu ao Executivo. A fim de garantir a aprovação da proposta, o governo reenviou a proposta como projeto de lei.

Além de Temer, a reunião conta com a particpação dos ministros Joaquim Levy (Fazenda), Aloizio Mercadante (Casa Civil), Carlos Gabas (Previdência Social), Ricardo Berzoini (Comunicações), Eliseu Padilha (Aviação Civi) e Luís Inácio Adams (Advocacia-Geral da União).

O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), e os líderes do PCdoB, PT, PMDB, PP, PDT, PROS, PSD, PR, PTB, PRB e PHS, também participam do encontro.

Temer, que é responsável pela articulação política do governo com o Congresso, esteve reunido nesta segunda (15), com Mercadante e o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para discutir o projeto. Ao final da reunião, o vice-presidente disse que as negociações estavam avançadas para que a proposta seja votada no plenário conforme as expectativas do governo. “A reunião foi boa. Muito boa. [O acordo] está indo muito bem, está caminhando muito bem”, declarou o peemedebista, ao deixar seu gabinete.