7ª cúpula do BRICS inicia seus trabalhos na Rússia 

A 7ª cúpula do grupo Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) iniciou nesta quinta-feira (9) seus trabalhos na cidade siberiana de Ufá com um encontro dos dirigentes dessa entidade e seu Conselho Empresarial. 

Brics: ministros da Educação debatem cooperação multilateral - Reprodução

Logo após haverá um diálogo a portas fechadas dos presidentes russo Vladimir Putin; chinês, Xi Jinping; brasileira, Dilma Rousseff, e sul-africano, Jacob Zuma, bem como do primeiro-ministro índiano, Nerendra Modi, indicou o serviço de imprensa do evento.

Tanto na citada reunião como em um posterior café da manhã de trabalho, se espera que os dirigentes abordem a reforma do Fundo Monetário Internacional, além de temas como uma nova ordem econômica mundial, o trabalho do banco do Brics e a cooperação estratégica.

Durante a tarde, prevê-se um encontro em formato ampliado dos dirigentes das cinco economias emergentes, que representam 27% do Produto Interno Bruto na mundo e ocupam 42% da superfície total do planeta.

Após a assinatura de acordos conjuntos e da declaração dos dirigentes do Brics, terá lugar uma recepção para os países convidados à cúpula e depois uma reunião destes com os cinco Estados do grupo.

Ontem, o Conselho Empresarial do Brics aprovou a declaração de investimentos que estipula as modalidades para realizá-las e seu financiamento.

O projeto para criar um pool de reservas de divisas, a implementação do banco de desenvolvimento do Brics e a cooperação em programas de infraestrutura figuram como uma tentativa de criar um contrapeso ao sistema financeiro existente, destacam especialistas locais.

A Rússia, como presidenta de turno do grupo, propõe um pacote de pelo menos 50 grandes projetos para serem implementados em um futuro próximo, além de chamar a esforços conjuntos para investimentos em energia nuclear.