Imperatriz, valorização e trabalho – artigo de Flávio Dino

Em homenagem ao aniversário de 163 anos da segunda maior cidade do Maranhão, Fláio Dino fala sobre avanços obtidos este ano e anuncia novos investimentos para a cidade.

Sempre progressista nas esferas da economia e da política, Imperatriz completa hoje 163 anos. Além de comemorar a história que lhe fez, se destacar como município fundamental para o crescimento de nosso Estado é dia de comemorar o protagonismo crescente da segunda maior cidade do Maranhão no cenário estadual, construído pela sua gente e incentivado pela nossa administração.

Hoje Imperatriz recebe a atenção que sempre mereceu do Governo do Estado, postura há muitos anos esperada pela cidade. No aniversário de 163 anos, me dirijo especialmente aos cidadãos deste município para apresentar uma série de ações que tomamos nos primeiros seis meses de Governo. Elas atingem áreas estratégicas para o desenvolvimento do Maranhão e dão a dimensão da importância real que Imperatriz tem para todo o Estado.

Imperatriz foi a cidade escolhida para lançarmos o Programa Mais Asfalto, e no primeiro semestre concluímos 18 km de asfaltamento em Imperatriz. E hoje, para comemorar a data especial, aproveito para informar a todos os imperatrizenses que aqui também começa a segunda fase do programa. Vamos investir mais R$ 15 milhões para recuperar, melhorar e asfaltar novos 35 km de vias urbanas na cidade.

Outras obras de infraestrutura também levam mais desenvolvimento a Imperatriz. É o caso da tão sonhada Estrada do Arroz, que depois de 30 anos de descaso, finalmente acontece com celeridade que nos permitirá inaugurar seus 54 km de extensão até o fim de 2015, melhorando o fluxo de pessoas e comércio.

O abastecimento de água também começa a desenhar um panorama de dias melhores. O que já acontece em bairros como Jardim Sumaré, Parque Amazonas e Grande Cafeteira, onde a Caema já instalou novos sistemas de abastecimento de água, inaugurados no primeiro semestre. E para 2016, vamos investir outros R$ 20 milhões para captação e distribuição de água para toda a cidade.

Por sua dimensão populacional própria e também ser uma cidade de destaque no cenário interestadual, Imperatriz também recebe importantes investimentos na Saúde. Desde o primeiro mês de Governo, empreendemos todo o nosso esforço para que a cidade tivesse pela primeira vez atendimento público de radioterapia e, hoje, Imperatriz conta com atendimento oncológico completo.

Também até o fim deste ano, vamos inaugurar o novo Hospital Regional, construído com recursos oriundos do Governo Federal. Ele será a referência de tratamento para alta complexidade na cidade e faz parte de um projeto defendido pelo ex-governador Jackson Lago, mas infelizmente abandonado por seus sucessores, de regionalizar o atendimento. Até lá, também atuamos em parceria com a Prefeitura para garantir o pleno funcionamento dos hospitais municipais.

Na Educação, já começamos a implantar nova estrutura física para a Universidade Estadual do Maranhão, cujas obras começarão ainda em 2015, além de estarmos desenvolvendo ações de capacitação aos professores do Ensino Médio. Também avançamos quanto aos direitos dos educadores e dos policiais, conquistas dos nossos primeiros meses de gestão.

Finalmente, anuncio que vamos cuidar da iluminação da Avenida Pedro Neiva de Santana até a cidade de João Lisboa, bem como da reforma estrutural do Estádio Frei Epifânio da Abadia, a fim de viabilizar a plena participação do glorioso Cavalo de Aço na série D do Campeonato Brasileiro de Futebol.

Esses passos fazem parte do começo de uma longa trajetória que se descortina para Imperatriz nos próximos anos, recebendo a atenção que merece e assim se destacando cada vez mais dentro e fora do Maranhão. Em seu 163º aniversário, Imperatriz tem muito a comemorar pelo que já aconteceu. E terá muito mais daqui por diante, pois começa a ser tratada, de fato, como a Capital da Região Tocantina. Parabéns ao povo de Imperatriz!