Guimarães: Factoides contra Lula são inaceitáveis e temos que reagir

Em entrevista ao site Brasil 247, o líder do governo na Câmara e vice-presidente nacional do PT, José Guimarães (CE), criticou a campanha de factoides da grande mídia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, para ele, “tem que ser repugnado em todos os quadrantes da vida pública brasileira”.

José Guimarães deputado federal pelo PT-CE

“O que tenta se fazer com o Lula é algo que tem que ser repugnado em todos os quadrantes da vida pública brasileira. O Lula marcou a história do Brasil, marca ainda, é defensor intransigente dos interesses do governo brasileiro e dos empresários e trabalhadores brasileiros. Porque o Lula que vai a Portugal e a qualquer canto do mundo e vê que o empresariado brasileiro é competente, eficiente, é o mesmo Lula que defende os trabalhadores nas centrais sindicais. É um brasileiro movido por sentimento de nacionalidade nunca visto antes”, declarou o parlamentar.

Sobre o inquérito aberto contra Lula, a pedido do procurador Valtan Timbó (alvo de 245 denúncias por negligência em sua função), Guimarães salientou que muitos governantes atuam em defesa dos interesses do empresariado de seu país. Ele destacou que, quando Lula fazia as viagens pela quais é acusado de tráfico de influência, agia não como presidente, pois já havia deixado o cargo.

“Qual é o presidente que não defende o interesse do seu empresariado? A [Angela] Merkel não defende os interesses do empresariado alemão? O [Barack] Obama, dos Estados Unidos?”, indagou.

O parlamentar petista disse ainda que Lula tem feito é “repercutir”, país afora, “que o Brasil é seguro para investimentos”. “Portanto isso tem que ser repudiado, isso é inaceitável”, declarou. Para ele, as movimentações são uma “estratégia orquestrada” para tentar criminalizar o ex-presidente.

“Nós temos que denunciar essas manobras ardilosas que querem imputar a ele ‘crimes’, entre aspas, que ele nunca cometeu. O que pedimos é respeito a um homem que mudou a vida dos brasileiros”, acrescentou.

“Lula tem história, legado e vida pública honrada”, enfatizou ele, destacando que "manchar a história, a vida dele, é algo que não podemos permitir”.

Guimarães disse também que “está na hora de os empresários brasileiros”, que “nunca ganharam tanto como na época do governo Lula, tanto o pequeno quanto o grande empresário”, saírem em defesa do ex-presidente.

O deputado também disse que “o PT precisa reagir a isso, mobilizar o país inteiro. Para não permitir que a história dele seja manchada por essas atitudes que vão na contramão do país”.