Vale do Jequitinhonha sedia roda de conversa sobre cultura

Pleno acesso a direitos culturais, Política Nacional Cultura Viva e economia da cultura foram alguns dos temas abordados durante a Roda de Conversa Foco na Cultura, promovida pelo Ministério da Cultura (MinC), nesta sexta-feira (31) em Salto da Divisa (MG).

Roda de conversa no Vale do Jequitinhonha - MinC

A iniciativa procura ouvir demandas de gestores culturais e estreitar laços entre o Ministério da Cultura e a sociedade. Participaram do evento a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, Ivana Bentes, o diretor de patrimônio imaterial do Iphan, TT Catalão, o prefeito de Salto da Divisa, Ronaldo Peixoto, e o secretário adjunto de cultura do Estado de Minas Gerais, Bernardo Machado.

Na ocasião, a secretária Ivana Bentes falou sobre a importância da economia da cultura e de como pontos de cultura podem se articular em rede, gerar recursos próprios e trabalhar com outras área, como turismo. "Temos que sair do modelo em que o Estado, com recursos limitados, deve suprir com recursos e dar conta de fomentar toda a produção cultural", afirmou. "Precisamos pensar em formas de sustentabilidade desse grupos culturais".

Ivana Bentes também salientou a aprovação da Lei Cultura Viva (Lei Nº 13.018/2014), no ano passado, que instituiu o Programa Cultura Viva. "Isso transformou os Pontos de Cultura em uma política de Estado. Independentemente de partidos e de prefeitos, o Estado terá que apoiar o programa", enfatizou.

Outro ponto abordado foi o lançamento de três editais da secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural que estão com inscrições abertas: Redes de Cultura, Pontos de Cultura Indígena e Pontos de Mídia Livre. Ivana Bentes lembrou ainda do lançamento, em 2 de outubro, do Cadastro Nacional dos Pontos de Cultura e enfatizou a importância de grupos culturais se autodeclararem Pontos de Cultura. "Com isso, o Ministério certifica o mérito cultural desses grupos e criamos a oportunidade para criar redes que troquem informações", comentou.

O secretário adjunto de Estado de cultura de Minas Gerias, Bernardo Machado, lembrou a construção da constituição de 1988, que garante a todos o pleno exercício dos direitos culturais. "A cultura é um direito de todos e o Estado deve garantir a infraestrutura para que isso ocorra, além de promover o acesso a cultura", disse. "Os bens culturais são singulares e raros, que fogem da lógica capitalista de produção em escala, o que justifica uma política forte de fomento".

O diretor de patrimônio imaterial do Iphan , TT Catalão, enfatizou a questão do patrimônio imaterial e material e a proteção de expressões culturais. "Quando a questão do patrimônio chega na cultura, ele passa a ser um bem coletivo, com uso social e cidadão", disse. Queremos que a sabedoria cultural continue, não queremos que alguns se sintam diminuídos pela cultura que têm, ou porque ela não está passando na novela das oito", brincou.

O público presente participou do debate e apresentou demandas como a valorização de cineclubes da região, editais focados na cultura popular, editais regionalizados e maior montante do orçamento dedicado à cultura e não apenas à saúde e educação.

Em Salto da Divisa (MG), a comitiva do MinC participa ainda do 32º Festivale, o maior evento cultural da região do Jequitinhonha, famosa, sobretudo, pela produção de artesanato.