São Paulo: Acidentes e mortes no trânsito caem consideravelmente

A política de trânsito, adotada pela Prefeitura da maior cidade do país, São Paulo, com uma população de mais de 12 milhões de habitantes, reduziu em quase 19% as mortes registradas no mesmo período do ano passado. Foram 118 pessoas que deixaram de morrer vítimas do trânsito nos primeiros seis meses do ano.

Fernando Haddad ciclovia na Paulista - André Tambucci/Fotos Públicas

Com o intuito de diminuir o número de acidentes graves e mortes no trânsito da capital, a Prefeitura de São Paulo aumentou o número de faixas de pedestres, lombadas eletrônicas, reduziu o limite de velocidade e implantou uma rede de ciclovias, medidas que resultaram ainda na diminuição dos índices de lentidão nos horários de pico.  

Nesta terça-feira (29), a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) divulgou balanço que aponta que o número de mortes no trânsito caiu de 637 para 519 no período. A redução foi registrada em todas as categorias: entre carros, pedestres, motociclistas e entre ciclistas.

Pelo Twitter, o prefeito comemorou o balanço: “Mortes no trânsito caem 18,5% no 1º semestre na cidade de SP. 118 vidas salvas. Mortes de ciclistas caíram 46%”, postou Haddad referindo-se ao período entre janeiro e junho, na comparação de 2014 e 2015.

Segundo a Prefeitura, o Programa de Proteção à Vida irá padronizar até 2016 a velocidade das principais ruas e avenidas em 50 km/h. As alterações serão implantadas gradativamente, priorizando as vias com maior fluxo e os locais com os maiores índices de acidentes.

No ano passado, a redução do limite de velocidade foi implementada em 61 quilômetros de ruas e avenidas da cidade.

Redução da velocidade nas marginais

Desde julho deste ano, a velocidade máxima permitida nas Marginais Pinheiros e Tietê foi reduzida de 90 km/h para 70 km/h, no caso dos carros, e de 70 km/h para 60 km/h no caso dos caminhões que trafegam pela pista expressa. Nas pistas locais das duas vias, o limite passou para 50km/h. Na pista central da Tietê, a velocidade máxima passou a ser de 60 km/h.

À época que foi adotada a redução, a imprensa já tratou como ponto polêmico, mas em entrevista, o prefeito havia dito que se não desse certo, a medida poderia ser revista. “Essa é uma experiência que está sendo testada, já foi realizada em várias cidades do mundo, é uma tendência internacional: Nova York, Paris, Roma, pra citar três exemplos, estão adotando essa forma de enfrentamento e é bastante lógico pelo menos experimentar, verificar como pela diminuição da velocidade máxima se consegue uma velocidade média maior e ter menos acidentes. Assim você garante que as faixas de rolamento fiquem livres por mais tempo, impedindo um trânsito que é causado em geral por acidentes graves e fatais”, disse Haddad em julho.

Segundo o prefeito, o objetivo da medida é diminuir o número de acidentes e melhorar a velocidade média dos veículos.



Dados

Dados preliminares das primeiras oito semanas de implantação da medida, entre 20 de julho e 13 de setembro de 2015, comprovam essa redução nos números dos acidentes.

O número de ocorrências com vítimas (mortos e feridos) nas Marginais caiu 36%, na comparação entre as primeiras oito semanas com os novos limites e o mesmo período de 2014.

Acidentes sem vítimas

O relatório elaborado pela CET apontou também uma queda de 21% no número de acidentes sem vítimas nas Marginais Tietê e Pinheiros, que passaram de 523 para 414 ocorrências nas oito semanas analisadas, na comparação com o mesmo período de 2014.

Foram 220 acidentes no ano passado, contra 140 em 2015. Os acidentes sem vítimas caíram 21%, de 523 para 414 ocorrências. A média diária de lentidão caiu 8%, com redução nos índices nos horários de pico da manhã (-11%) e da tarde (-14%). Somente em 2014, 73 pessoas morreram em colisões e atropelamentos nas Marginais.

Acidentes com motos

As motocicletas participaram de 81% dos acidentes com vítimas registrados nas duas Marginais entre 20 de julho e 13 de setembro deste ano. Mesmo na pista expressa da Tietê, onde o trânsito de motos é proibido, elas se envolveram em 69% das ocorrências.

Segurança no trânsito

Segundo a Prefeitura, o Programa de Proteção à Vid, tem a finalidade de melhorar a segurança dos usuários do sistema viário, visando a redução de acidentes e atropelamentos na cidade e ampliando uma série de ações para segurança de todos os agentes do trânsito, especialmente os pedestres, que inclui várias outras frentes de trabalho.