Bancários rejeitam nova proposta de bancos e fazem tuitaço

Em uma nova rodada de negociação com o Comando Nacional dos Bancários na noite desta quarta-feira (21), a federação dos bancos (Fenaban) aumentou a proposta de 7,5 para 8,5% de reajuste para salários, piso, participação nos lucros, vales e auxílios, sem abono. O índice representaria perda salarial de 1,03% para a categoria, devido à inflação.

Agência do Bradesco é paralizada em Salvador - Sindicato dos Bancários da Bahia

O Comando não aceitou o valor oferecido, que sequer repõe a inflação de 9,88% (INPC do período), e reiterou que os bancários querem aumento real. Após um longo debate, o sindicato patronal disse que as margens de negociação dadas pelos bancos estão “estreitas” e que irá consultar os associados para uma nova rodada a ser realizada nesta quinta (22), às 14. A greve já entra em seu 17º dia.

Para Emanoel Souza, presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe e integrante da Comissão de Negociação, o poder de barganha da Comissão está diretamente atrelado à força da greve. “A Fenaban começa a sair de uma postura extremamente intransigente para progressivamente fazer propostas menos ultrajantes. Para chegarmos a uma proposta decente, que valha ser votada em assembleia, é preciso ampliar e fortalecer a greve”, diz.

Sindicatos de todo o país estão convocando um tuitaço com a hashtag #Exploraçãonãotemperdão! para hoje (22), como forma de pressionar o patronato a fazer uma proposta melhor à categoria.