Luta pelo emprego: GM é convocada para explicar demissões no ABC

A Comissão do Acampamento dos Trabalhadores Demitidos da GM e Apoiadores conseguiu uma grande vitória. Acontece nesta quarta-feira (2) a primeira audiência no Ministério Público do Trabalho de São Bernardo, no ABC Paulista.

Acampamento trabalhadores GM São Bernardo - Portal CTB

“Nós ficamos acampados em frente à GM por mais de 15 dias porque a multinacional joga o peso da crise da matriz nas nossas costas e nós nunca aceitaremos isso”, diz Dênis Caporal, da Oposição Sindical Metalúrgica CTB em São Caetano, vizinha de São Bernardo.

Segundo ele, a General Motors do Brasil já demitiu mais de 3,5 mil trabalhadores na cidade nos últimos dois anos. “Termos conseguido essa audiência foi uma grande vitória, mas convocamos a todos os interessados que compareçam no MPT de São Bernardo para acompanhar e assim fortalecer a nossa luta em defesa do emprego”, afirma Caporal.


A audiência ocorre na quarta-feira (2), às 10h da manhã, na rua Sargaços, 135, no Jardim do Mar em São Bernardo. “Combinamos de nos concentrar em frente ao MPT, às 9h no local”, diz o metalúrgico.

Em seu despacho a Procuradora do Trabalho Ana da Rocha Carvalho Gondim diz que “trata-se de pedido de medição em face do requerido, com o fim de resolver o conflito gerado pela demissão em massa e pelo uso equivocado da suspensão do contrato de trabalho”.