Virada Cultural em escolas ocupadas contará com Criolo e Maria Gadú

O movimento de ocupação dos estudantes contra o plano do governo Alckmin de fechar 92 escolas vem ganhando cada vez mais repercussão e apoio popular. Artistas de renome da MPB como Paulo Miklos, do Titãs, Edgard Scanadurra, do Ira!, o rapper Criolo e a cantora Maria Gadú farão uma Virada Cultural neste fim de semana, em duas escolas ocupadas.

Artistas promovem virada cultural em escolas ocupadas

A inciativa do festival é da ONG Minha Sampa. Em sua página na web, a organização mobiliza toda a população para ajudar a construir o evento e explica a importância da cultura para a divulgação da resistência dos estudantes.

“Sabemos que em momentos históricos, os artistas surgem como figuras poderosas para representar uma causa de milhares de vozes ignoradas. Se você é cantor, músico, produtor, ou tem algum equipamento de som na sua casa e está disposto a ajudar, inscreva-se e ajude a transformar as ocupações em uma grande oportunidade para os alunos, e toda a população paulista, aprenderem que todos nós podemos mudar as decisões políticas do nosso estado se nos mobilizarmos para isso. Esse é o momento de mostrar aos secundaristas que estamos do lado deles e que não vamos aceitar nem o fechamento das escolas nem ameaças contra os estudantes! O movimento contra a reorganização do ensino público estadual já dura mais de um mês e, até agora, o governo não se mostrou verdadeiramente disposto a dialogar e escutar as demandas da comunidade escolar.”

A ONG diz que já recebeu o cadastro de 200 bandas para shows em outras unidades. A Virada Cultural também terá oficinas e rodas de conversa na programação.

Em entrevista ao Estadão, Paulo Miklos fez duras críticas ao governo Alckmin, afirmando que não souberam “reagir democraticamente às demandas legítimas dos jovens”.

Os shows deverão ocorrer em duas escolas, que só serão divulgadas na véspera das apresentações, por razões de segurança aos alunos.

   

Outros artistas como Gregório Duvivier, Laerte, Tico Santa Cruz, Pascoal da Conceição e Sérgio Mamberti já visitaram as escolas ocupadas para prestar solidariedade aos estudantes. No último domingo, os alunos do colégio Caetano de Campos receberam a visita dos produtores do filme Osvaldão, que foi exibido no local. O longa-documentário narra a trajetória de Osvaldão, campeão de boxe e comandante da Guerrilha do Araguaia.