Rússia: Presença militar turca no Iraque é inaceitável

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou nesta terça-feira (8) em um comunicado que a presença militar turca em território iraquiano é inaceitável.

Combatente yazidi em Sinjar, norte do Iraque

“Uma fonte adicional e muito grave de tensão é a presença ilegal das forças turcas no território do Iraque, perto da cidade de Mosul, que chegou lá sem a solicitação ou aprovação do governo iraquiano legítimo. Nós consideramos essa presença inaceitável”, destacou o ministério.

Na sexta-feira (4), militares turcos começaram a chegar à região de Bashiqa, norte do Iraque, localizado perto de Mosul, atualmente controlada pelo grupo terrorista Estado Islâmico. Ancara, que enviou aproximadamente 1.000 homens, disse ser um ato de rotina para treinar os iraquianos para retomar a cidade.

O chefe da comissão parlamentar de segurança e defesa do Iraque, Hakim al-Zamili, em entrevista à Al-Araby Al-Jadeed, disse no domingo (6) que Bagdá pode recorrer à ajuda de Moscou depois que a Turquia alegadamente violou a soberania do Iraque.

O premiê iraquiano, Haider Abadi, deu à Turquia, na segunda-feira (7), 24 horas para retirar suas tropas do Iraque para evitar que o assunto fosse analisado pelo Conselho de Segurança da ONU. Ancara se recusou a fazê-lo.

As Forças de Mobilização Popular do Iraque, por sua vez, se comprometeram a tomar as medidas adequadas contra as forças turcas se Ancara não retirar suas tropas do país dentro do prazo estabelecido pelo governo iraquiano.