Agenda pelo crescimento reúne centrais, empresários e governo

A retomada do desenvolvimento do país, no contexto de crise política e econômica, foi a pauta discutida durante o Fórum de Debates do Trabalho e Previdência, nesta terça (15), em Brasília.

Centrais entregam documento Compromisso pelo Desenvolvimento a ministros - Valcir Araújo

Participaram da reunião os ministros Miguel Rossetto (Trabalho e Previdência) e Armando Monteiro Neto (Desenvolvimento, Indústria e Comércio), entidades empresariais e representantes das seis centrais sindicais do Brasil, CTB, CUT, UGT, Força Sindical, Nova Central e CSB.


Na ocasião, os representantes das entidades apresentaram e discutiram as 7 diretrizes para a retomada do crescimento, contidas no documento “Compromisso pelo Desenvolvimento”, produzido pelas organizações sindicais e empresariais (confira o documento na íntegra aqui)
.

 

Entre as proposições estão a adoção de políticas de fortalecimento do mercado interno para incremento dos níveis de consumo, emprego, renda e direitos sociais e a ampliação de investimentos no setor de energia, como petróleo, gás e fontes alternativas renováveis e, em especial, na Petrobras. 

 

Também no final da tarde desta terça, os sindicalistas se reuniram com a presidenta da República, Dilma Rousseff, para a entrega do texto, aprimorado durante o debate. 

 

Representatividade sindical

 

Antes do Fórum de Debates, as seis centrais receberam do Ministério do Trabalho e Previdência Social o certificado de reconhecimento de representatividade sindical. A entrega foi feita hoje (15), em Brasília, pelo ministro Miguel Rossetto. Estiveram presentes o presidente da CTB, Adilson Araújo, e o secretário de Trabalho e Previdência da central, Pascoal Carneiro. 

 

 

 

O certificado só é entregue às centrais que comprovarem a representação de um mínimo de 100 sindicatos distribuídos pelas cinco regiões do país, sendo que três delas devem ter, cada uma, pelo menos 20% das entidades filiadas a essa central. Precisam contar ainda com pelo menos cinco setores de atividades econômicas entre seus associados. 

 

Hoje a CTB representa mais de 8 milhões de trabalhadores de diversas categorias e setores econômicos. Recentemente a central recebeu a filiação do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro, um dos maiores do país.  

 

“O sindicalismo brasileiro é um dos mais empoderados do mundo e isso pra gente é motivo de muito orgulho. Reconhecemos o esforço da Secretaria de Relações do Trabalho, bem como dos companheiros e companheiras que participam desse processo. Mas a maturidade política é também elemento fundamental para avançarmos. 2016 está aí com muitos desafios e a unidade, com certeza, é a chave para o desenvolvimento”, concluiu Adilson.