Rafsanjani: Ocidente erra ao classificar Hezbolá como terrorista

O presidente do Conselho de Discernimento da República Islâmica do Irã enfatiza que apresentar o Hezbolá como um grupo terrorista é um “grande erro” do Ocidente.

Ali Akbar Hashemi Rafsanjani

Em uma reunião de domingo com o presidente do Senado francês, Gerard Larcher, em Teerã, aiatolá Ali Akbar Hashemi Rafsanjani realçou que a postura do Ocidente acontece, enquanto os combatentes do Partido de Deus – Movimento libanês de Resistência Islâmica (o Hezbolá) são defensores da paz e segurança no Líbano. Ele acrescentou que as pessoas em alguns países do Oriente Médio, como a Síria também compartilham a mesma posição com os libaneses sobre a resistência libanesa.

De acordo com o iraniano, os jovem de Hezbolá têm defendido repetidamente a soberania territorial do Líbano contra o regime usurpador israelense. Ao pedido de Larcher para formar uma aliança entre Teerã, Paris e Riad, para resolver os problemas que enfrenta o Líbano, Rafsanjani respondeu que essa cooperação irá contribuir para encontrar uma solução mais rápida para os problemas no país que hospeda grandes comunidades cristãs, e muçulmanas xiita e sunita.

Em outra parte de seu discurso, também o ex-presidente do Irã (1989-1997) fez referência aos atentados terroristas em Paris e disse que aquela jornada de violência, sendo muito amarga, tem que servir como uma lição para que o Ocidente leve a sério o flagelo do terrorismo e tome medidas para evitar a sua expansão em outros países, especialmente na Europa.

Larcher, por sua parte, ao expressar sua satisfação com a reunião, destacou a importância de fortalecer a cooperação política e econômica com o Irã. O político francês, manifestou a preocupação de Paris com ataques que ofuscaram as vidas de civis no Líbano, e disse que a França está em contato com as autoridades libanesas para cooperar na restauração da paz.

Larcher chegou na madrugada do sábado à Teerã a frente de uma delegação parlamentar e se reuniu também com o presidente da Assembleia Consultiva Islâmica do Irã (Majles), Ali Larijani. No domingo, o Parlamentar francês teve uma reunião com o presidente iraniano, Hassan Rouhani.