Tucano Beto Richa demite 30 mil professores às vésperas do Natal

O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), demitirá 30 mil professores da rede pública de ensino, contratados no regime do Processo Seletivo Simplificado (PSS). O anúncio foi feito na segunda-feira (21).

Beto Richa

O número representa quase um terço da força de trabalho no magistério paranaense, segundo alertou o “Blog do Esmael Morais“.

A demissão em massa poderá atrapalhar a conclusão do ano letivo de 2015, interrompido por meses de greve, e que se encerrará em fevereiro de 2016. Ou seja, ainda haverá reposição de aulas para completar o currículo escolar.

O Palácio Iguaçu nega que os desligamentos tenham relação com a pesquisa divulgada no início desta semana, pela Paraná Pesquisas, onde o tucano tem 71% de rejeição.

“Estamos mobilizando a categoria PSS para não repor as aulas se não houver prorrogação. Não vamos trabalhar sem contrato”, avisou o professor Eduardo Strada, do Colégio Marcilio Dias, município de Bandeirantes, no Norte do Paraná.

De acordo com informações preliminares, os atuais contratos PSS serão encerrados no dia 31 de dezembro; os professores demitidos não serão aproveitados na reposição de 2016. O acerto rescisório deverá ser realizado em janeiro, contemplando proporcional de 1/3 de férias e 13º salário.

Fonte: Agência PT de Notícias