Vanessa da Mata diz que reprimir opinião alheia é ignorância

Após discussão entre um grupo de manifestantes pró-impeachment e Chico Buarque, no Rio de Janeiro, a cantora e compositora Vanessa da Mata resolveu se posicionar através das redes sociais. No Facebook, a mato-grossense causou polêmica ao defender o direito do artista de se manifestar politicamente. 

Vanessa da Mata e Chico Buarque - BahiaNotícias

“Repressão de opinião alheia é sinal de ignorância, arrogância e falta de abertura para que o outro exista!”, escreveu a cantora, revelando ainda sua preferência política pela fundadora da Rede Sustentabilidade, Marina Silva.

 

“Ninguém tem o direito de tirar satisfação de qualquer pessoa pública ou não, que não tenha a mesma opinião política, ferozmente, como se esse tivesse sido traído como cônjuge! Artista pode ser público, mas não é patrimônio público, é preciso não confundir! Patrimônio que se arranca o violão, os óculos, picha-se, cuidam mal, invadem de várias formas a sua vida, o direito de ir e vir, suas roupas, estilo, cor, muitas vezes ainda achando que têm direito de escolher o que ele vai falar, cantar ou vestir!”, disse.

 

Quando ser referiu aos óculos,Vanessa lembrou os diversos atos de vandalismo ao patrimônio cultural do país, como a emblemática estátua de Carlos Drummond de Andrade, que teve os óculos roubados diversas vezes.
 

A artista comparou ainda a geração dos anos 70, que consumia “Kant, literatos, música, política no botequim, cantoras, religião, sem problemas” e a de hoje, que segundo ela carece de cultura.

 

“Hoje a selvageria é reflexo da falta de cultura! O diálogo com a opinião alheia não existe mais! A bitolada cabeça de burro é latente! Hoje o sujeito acha a opinião do outro uma afronta, como se ele não tivesse o direito de existir e opinar, lutar pelo seu ideal!”, criticou Vanessa da Mata.

 

“Ouvindo a gravação da discussão indiscutível de rua, por causa da relação de Chico Buarque com o PT, ao fundo se ouve a voz de vários homens alterados, menos Chico, e uma particularmente me chamou atenção, ‘ah, porque ele mora em Paris, né?’ Kkkkk Parece uma fofoqueira invejosa de interior. Sem saber que ele também está no exterior (temporadas de Chico em Paris), porque fora expulso pela ditadura, numa época onde quem opinava, podia morrer!”, afirmou.

 

Ela ainda complementou: “Parece que de alguma forma isso torna-se perigoso novamente, mas por uma ditadura de intolerância!”. A cantora lembrou o papel de Chico na luta pelo fim da ditadura no Brasil e afirmou que os rapazes “covardes e enciumados” não teriam a coragem do cantor para protestar em Brasília, onde ela considera o foco do problema.