PCdoB saúda os 95 anos do Partido Comunista Português

O Partido Comunista Português (PCP) comemora neste domingo (6), 95 anos de existência. Por todo o país e no exterior, são realizadas atividades em homenagem a este Partido heroico, com imensas contribuições à luta do seu próprio povo e pela afirmação do movimento comunista internacional. O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), que mantém com o PCP fraternais relações, enviou uma mensagem aos camaradas portugueses. 

Os 95 Anos do PCP, um partido imprescindível

Ao Comitê Central do Partido Comunista Português
Ao camarada Jerónimo de Sousa, Secretário Geral do PCP

Queridos camaradas, O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) saúda o Partido Comunista Português (P
CP) no transcurso do 95º aniversário de sua fundação, com emoção e entusiasmo.


A emoção de admirar a notável trajetória do PCP, assinalada pela abnegação, o heroísmo e a dedicação à causa mais elevada da humanidade: o socialismo e o ideal comunista, opção inquebrantável 
que cobrou dos comunistas portugueses um preço elevado.
Durante as mais de quatro décadas da ditadura fascista, o PCP mostrou uma singular firmeza e uma rara coragem revolucionária.

A gloriosa história do PCP é uma clara demonstração de que os comunistas portugueses jamais aviltaramsua dignidade revolucionária. Distinguiram-se e provaram-se na luta como legítimos representantes dos mais sentidos anseios e profundas aspirações dos trabalhadores e do povo, uma força de vanguarda e de combate por seus direitos e sua emancipação.

Em face de complexos acontecimentos nacionais e internacionais, o PCP mostrou firmeza de p

rincípios, rejeitando sempre o dogmatismo, e amplitude estratégica e tática, sem jamais ceder ao ecletismo nem capitular à ofensiva ideológica das classes dominantes e do imperialismo.

Quando ocorreu a contrarrevolução na antiga União Soviética e em países do Leste europeu, que derrocou regimes socialistas e levou de roldão muitas organizações que enveredaram pelo caminho da rendição, o PCP não transigiu na defesa dos princípios marxistas-leninistas, sendo preponderante o papel desempenhado pelo inolvidável camarada Álvaro Cunhal.

Queridos ca

maradas, saudamos com entusiasmo o grande e pujante coletivo que vocês constituem, orgulhando-nos da relação fraterna que o PCdoB mantém com o PCP, partido internacionalista e solidário com as lutas dos povos por sua emancipação nacional e social.

Somos irmanados pelos laços históricos e culturais que unem os nossos povos, e principalmente pela ideologia que sustenta e orienta nossa luta comum.

Em abril de 1974, quando da gloriosa Revolução dos Cravos, um famoso compositor brasileiro cantou: “Sei que estás em festa, pá / Fico contente / E enquanto estou ausente / Guarda um cravo para mim”. Esta canção, naquele momento, servia de alento aos brasileiros que lutavam contra o golpe militar e que viam no “Abril português” um raio de sol a iluminar um céu nublado pela ditadura e pela repressão. E entre todos os militantes que cantavam esta canção (que em nosso país foi proibida em sua versão original), eram os comunistas brasileiros os mais entusiasmados, pois sabiam do papel preponderante do Partido Comunista Português nesta gesta inesquecível, fazendo nascer a esperança de “estar na festa, pá / Com a tua gente / E colher pessoalmente / Uma flor do teu jardim”.

Atualmente, o PCP segue despertando a admiração de todos os que acompanham a trajetória de um Partido que se recusa a seguir o caminho fácil do oportunismo, da ilusão reformista ou do

esquerdismo inconsequente. Por isso mesmo, é, sem sombra de dúvidas, o partido de esquerda mais importante e significativo de seu país, desempenhando papel imprescindível também no âmbito do movimento comunista internacional.

No novo momento político em Portugal, o PCP desempenha papel decisivo na defesa dos direitos dos trabalhadores e do povo, abrindo novas perspectivas na resistência e na luta contra a brutal ofensiva antinacional e antipopular das classes dominantes e da União Europeia.

Os inimigos dos trabalhadores, os algozes da democracia, os fautores da guerra, os violadores dos direitos do povo, os que atentam contra a soberania nacional veem sempre no PCP o principal alvo a ser abatido em Portugal, pois sabem identificar de onde vem a força do povo. A força que em quaisquer condições permanece invariavelmente altiva em seu posto de batalha, ostentando a bandeira do proletariado há mais de nove décadas: o Partido Comunista Português.

Viva o 95ª aniversário do Partido Comunista Português!

Viva a amizade fraterna entre os comunistas do Brasil e de Portugal!

Avante, com determinação e confiança, pois o socialismo triunfará em Portugal e no Brasil

José Reinaldo Carvalho
Secretário de Política e Relações Internacionais, pelo Comitê Central do PCdoB