Ator do Porta dos Fundos critica boicote: Não abro mão da democracia

O ator Antônio Tabet, integrante do Porta dos Fundos, rebateu nesta segunda-feira (4), as críticas de simpatizantes da operação Lava Jato ao vídeo "Delação", em que faz referências sobre a preferência dos procuradores do Ministério Público Federal em incriminar o PT e Lula e proteger o PSDB. O vídeo, protagonizado pelos atores Gregório Duvivier e Fábio Porchat, foi ao ar no sábado e já tem quase 3,2 milhões de visualizações.

Tabet porta dos fundos - Reprodução

Em sua ágina no Facebook, Tabet lamentou a patrulha ideológica sobre o vídeo e disse que não abre mão da democracia. "A Porta dos Fundos tem sido vítima, nas últimas horas, de uma campanha promovida por páginas ou sites de oposição ao governo (aqueles que os petistas gostam de chamar de "direita" e que várias vezes já até compartilhei por aqui) para que as pessoas nos boicotem por conta do vídeo de ontem, "Delação", que satiriza, com humor, o que as pessoas que defendem Dilma e companhia chamam de justiçamento seletivo (…) Contudo, não abro mão da democracia e da liberdade. Acredito que todos têm o direito de se expressar. Inclusive aqueles que discordo e principalmente nos locais onde trabalho", declarou Tabet.

O ator cita sua preocupação com o ódio de certos discursos e com o uso, segundo ele, equivocado da Lei Rouanet como fonte de captação de recursos do grupo para suas produções: "Esse revanchismo bobo só fomenta o ódio. Incentivar a censura ou a intolerância nada mais é que um recibo de que você pode ser tão fascista quanto os fascistas que critica. Sejam eles imperialistas americanos ou comunistas cubanos. Sem falar na ignorância de quem coloca a Lei Rounet no bolo sem saber que não cobramos cachê que cobraríamos em outros filmes, mas pagamos com justiça uma equipe com centenas de profissionais trabalhando no país da crise".