"Coragem e esperança são as duas forças que nos movem”, afirma Dilma

Durante encontro com deputados que votaram contra o parecer da comissão do impeachment na Câmara, nesta quinta-feira (14), a presidenta Dilma Rousseff reafirmou a sua disposição de luta contra o golpe e evocou a esperança e a coragem como aliadas daqueles que lutam pela democracia e contra o impeachment sem crime.

Dilma com Luciana, Jandira e Daniel - Agência Brasil

“Nós vamos, e eu, em especial, lutar até o último minuto do último tempo. Não é desse tempo, é do último tempo. Não, não estamos falando de hoje, é de amanhã, é de depois de amanhã, é de todos os dias. Nós temos de ver nesse grupo a coragem de defender uma posição, um compromisso político e um compromisso com esse nosso Brasil, a coragem política. Aqui tem gente corajosa”, afirmou Dilma. Pelo PCdoB participaram do encontro a deputada Luciana Santos (PE), presidente nacional do partido, o líder da bancada Daniel Almida (BA) e Jandira Feghali (RJ).

Diferentemente do que diz a grande mídia, a presidenta demonstrou que confia no país e em seu povo. “É ter certeza que é possível construir um caminho de crescimento, é possível construir um caminho de inclusão social. Coragem e esperança são as duas forças que nos movem”, salientou.

Dilma frisou que essa luta será travada em todas as instâncias: no Parlamento e na Justiça. Ela também citou as ruas como instância de “luta” democrática e lembrou aos deputados que foi conquistada a mobilização das ruas com a consciência democrática em nível similar ao do movimento das Diretas Já, que exigiu eleições para presidente em 1984.

“Algo que, independentemente de ser contra ou a favor do governo, as pessoas que tinham e têm compromisso democrático participaram”, resgatou.

"E esse espírito de luta continuará no dia seguinte da vitória contra o impeachment", acrescentou Dilma, frisando que será necessário lutar para construir uma maioria para governar. “Tem de ser essa maioria forte, que foi forjada na luta, que tem que ser prestigiada”, disse para os deputados presentes, reforçando que outras pessoas também serão atraídas a participar.

“Nós teremos, e temos de ter clareza, que essa unidade que conquistamos aqui é crucial para o dia seguinte, para o day after. Ela é crucial porque ela é que pode transformar as condições de governabilidade do país. Vamos para o trabalho conversar com as pessoas e lutar, lutar, lutar. Porque nós temos o que ganhar não só domingo, mas segunda-feira, terça, e na sequência”.