Jandira: Afastamento de Cunha mostra quem é o aliado de Temer

“Dia 5 de maio, um dia histórico para o Brasil”, falou logo pela manhã nesta quinta-feira (5), ao vivo pelo Facebook, a deputada federal e vice-líder do governo na Câmara, Jandira Feghali (PCdoB-RJ), sobre o afastamento de Eduardo Cunha do mandato de deputado federal e da Presidência da Câmara. “Esse é o aliado de Temer”, frisou Jandira.

Jandira Feghali

Para a deputada, “é imprescindível que se saiba que Cunha forma dupla com o vice-presidente Michel Temer (PMDB) para tentar tirar a presidência de Dilma, para que o vice assuma. "É esse exatamente que é o aliado de Temer, que monta um governo ilegítimo com Temer, que forma dupla com Temer." 

Para Jandira, a decisão de afastamento de Eduardo Cunha para que ele seja julgado em 11 inquéritos por corrupção no Supremo Tribunal Federal (STF), suja ainda mais a possibilidade de Temer assumir um governo. “Alguns imaginam que essa decisão pode limpar o golpe, limpar a cena do crime, porque ele deixa de estar colado com Michel Temer. Mas não deixa, todo mundo sabe que o mandante deste golpe é exatamente este.”

“Como ele não pode presidir essa Câmara, não pode ser deputado, ele certamente não transformará esse governo mais legítimo. Suja mais a ficha de Michel Temer, esse governo impostor, que quer assumir a cadeira da presidenta”.

“Essa decisão do ministro Teori, apenas comprova o que todos nós dissemos e nos livra pelo menos por um bom tempo, até que a cassação se dê, de um comandante contra a democracia, de um comandante da pauta do retrocesso, da pauta fundamentalista, e que manobra de forma autoritária, o tempo todo, para agredir a democracia e o direito dos parlamentares de desenvolverem o seu trabalho.”

Jandira salientou ainda que foi sobre o comando de Eduardo Cunha que está em tramitação o golpe institucional contra a presidenta da República, eleita pelo voto popular. “Foi Cunha que principalmente comandou o processo de impeachment na Câmara, contra a presidenta Dilma, uma mulher que tem respaldo popular e é essa mulher que está sendo retirada da cadeira a partir da Câmara por conta de um comando por uma dupla, Cunha-Temer.” 

Atuação na Câmara dos Deputados

Jandira destacou todas os malfeitos de Cunha na direção da Casa legislativa do país. “Cunha que fez todas as manobras para agredir e desqualificar a presidenta Dilma, para montar as pautas do retrocesso dos direitos civis, direitos sociais, direitos humanos, direitos políticos.” 

Por isso, a deputada se diz animada com a notícia de afastamento de Cunha. “Hoje é o dia da boa notícia que a justiça começa a se fazer, e que a gente vai tentar criar um ambiente um pouco melhor.”

Jandira elogiou a atuação dos movimentos e das pessoas que pediram o julgamento de um deputado e presidente da Câmara que já havia sido denunciado por vários crimes, há vários meses, mas que ainda não tinha sido sequer afastado de seu cargo e ainda utilizava de seu cargo para conseguiu manobrar as investigações contra ele na Comissão de Ética da Casa. “Parabéns ao povo que pediu essa mudança, parabéns a todos nós que lutamos por ela, mas vamos ficar atentos que muitas manobras que ainda virão. Vamos ficar atentos e trabalhando.”