China está comprometida com "governança honesta"

A China está comprometida com a governança limpa e está "construindo instituições mais fortes para erradicar a corrupção desde suas raízes", indicou na quinta-feira (12) em Londres Huang Shuxian, um importante funcionário anticorrupção chinês.

Huang Shuxian

A China fez tremendos esforços para promover a governança honesta, deter a corrupção e ganhar a confiança e o apoio do povo, indicou o ministro da Supervisão da China, Huang Shuxian, em um comunicado apresentado na Cúpula de Anticorrupção realizada em Londres.

O primeiro foco do esforço anticorrupção da China "é melhorar o estilo do Partido (Comunista da China) lutando contra o formalismo, a burocracia, o hedonismo e a extravagância", disse o ministro.

"O Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China emitiu uma regra de oito pontos neste sentido e exigiu investigar e punir de forma mais severa o comportamento corrupto", sublinhou Huang.

Os "comportamentos corruptos perseguidos" são banquetes e presentes pagos com fundos públicos,e aceitação de presentes em dinheiro no caso de casamentos e funerais ou outras ocasiões especiais, até visitas a clubes privados.

Entre 2013 e 2015, foram investigadas 114 mil violações à "regra de oito pontos" em todo o país e se expuseram 150 mil funcionários, dos quais 65 mil foram punidos de acordo com a inspeção disciplinar, sublinhou Huang.

A China também fortaleceu o castigo contra a corrupção com a política de "tolerância zero" e tem "feito claro que qualquer pessoa que rompe estas regras será punida, independentemente de sua posição", acrescentou.

Entre 2013 e 2015, 750 mil pessoas foram punidas de acordo com a inspeção disciplinar em todo o país, incluindo 36 mil que enfrentaram acusações penais.

A China também está "construindo instituições mais fortes para erradicar a corrupção desde suas raízes", disse Huang.

"A China esteve aprofundando a reforma integral para eliminar terreno de reprodução para a corrupção", enfatizou.

Huang também pediu que todos os países do mundo aprofundem a cooperação internacional contra a corrupção na Cúpula de Anticorrupção.

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, presidiu ontem a cúpula na Casa Lancaster, em Londres. Presidentes do Afeganistão, Colômbia, Nigéria e outros países, os importantes ministros dos países do G20 e os líderes de organizações internacionais participaram da cúpula.