Advogados pela democracia: "golpe está cada vez mais escancarado"

A organização de Advogados/as pela Democracia, Justiça e Cidadania (ADJC), publica nota nesta segunda-feira (23)  em que se manifesta sobre os fatos revelados envolvendo o ministro interino Romero Jucá (PMDB) e o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado. Para os advogados, a fala exposta por Jucá apenas comprova que "o processo de impeachment é golpe, e o golpe está cada vez mais escancarado", diz o texto.

Advogados pela democracia

A nota afirma que a entidade "vem alertando acerca da ausência de fundamentação, da existência de manobras, chantagem e fisiologismo politicos, como ingredientes do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff ". Com isso, os advogados esperam que as instituições tomem providência imediatas para o necessário restabelecimento da democracia e do Estado Democrático do Direito.

Segue a íntegra da Nota:

A ADJC – Advogados/as pela Democracia, Justiça e Cidadania, vem a público se manifestar sobre os gravíssimos fatos envolvendo o ministro interino Romero Jucá, e a julgar pelo conteúdo do diálogo do referido ministro, o próprio governo interino golpista.

Há tempos que a ADJC vem alertando acerca da ausência de fundamentação, da existência de manobras, chantagem e fisiologismo politicos, como ingredientes do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

Este processo de impeachment é golpe, e o golpe está cada vez mais escancarado.

Não bastasse, além dos vergonhosos ingredientes, um dos objetivos do golpe, que já era claro, após a divulgação do diálogo envolvendo Jucá, ficou evidente. Ou seja, o de golpear a democracia, para barrar as investigações da operação lava jato.

Outro desvio de finalidade se descobre, e se concretiza na decorrência do golpe, e nada se descobre para fundamentar o processo de impeachment, o golpe.

Em sendo golpe este processo de impeachment, a ser somados todos os ingredientes aqui mencionados, se o Supremo Tribunal Federal não o anular, o Judiciário contribuirá, definitivamente, para este atentado à democracia.

Apesar de céleres em se manifestar a respeito do golpe, não se tem notícias, até o momento, de manifestações substanciais de entidades que vem fazendo coro com a tentativa de golpe e ruptura democrática.

Os/As Advogados/as pela Democracia reafirmam sua posição de luta contra o golpe, pela defesa do estado democrático de direito, e espera das instituições imediatas providências, sobretudo pela necessária defesa da democracia.

Avante todos pela democracia, e NÃO ao golpe!

ADJC – Advogados/as pela Democracia, Justiça e Cidadania.