Audiência Pública discute os cursos de enfermagem EaD

Com o objetivo de discutir sobre os cursos de enfermagem à distância, a deputada estadual Isaura Lemos realiza Audiência Pública no mês em que se comemora o dia do enfermeiro e do auxiliar e técnico de enfermagem. Para comemorar as datas, Coren-GO realiza Prêmio Profissional Destaque.

A deputada Isaura Lemos, presidente do PCdoB de Goiás, e a Comissão de Saúde e Promoção Social da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) promovem Audiência Pública na Assembleia Legislativa de Goiás, dia 31 de maio, 9 horas, no auditório Solon Amaral, para debater “A Qualidade na Formação dos/das Profissionais de Enfermagem”. Será apresentado um panorama nacional e local dos cursos EaD (Educação a Distância) e seus reflexos na realidade.

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) propõe debater o Projeto de Lei nº 2.891/2015, do deputado Orlando Silva (PCdoB/SP), que determina que a formação profissional na área seja feita somente por meio de cursos presenciais. Em 2015, o Cofen e seus conselhos regionais inspecionaram 315 polos de apoio presencial dos cursos EaD e constataram ausência de infraestrutura e condições de ensino, com descumprimento das diretrizes curriculares nacionais.

Diversas entidades estão representadas na audiência pública: Comissão de Saúde e Promoção Social da Assembleia Legislativa de Goiás, Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Coren), Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Sindicato dos Enfermeiros de Goiás (SIEG) e Centros acadêmicos da PUC-GO e UFG.

Prêmio Profissional Destaque

O Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Coren-GO) realizou na quarta-feira, 25 de maio, às 20 horas, no Centro Cultural Sesi, a 7ª edição do Prêmio Profissional Destaque de Enfermagem. Foram homenageados 60 enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Durante a solenidade, foram entregues troféu e certificado aos profissionais que se destacaram por sua competência técnica e ética, de acordo com as instituições onde exercem a profissão.

Em nota da assessoria de imprensa do Coren-GO, a presidente da entidade, Ivete Santos Barreto, diz que a homenagem já está consolidada entre a enfermagem goiana, cujos homenageados são escolhidos por seus próprios pares. O Prêmio tem como objetivo ressaltar a importância da enfermagem no mês de maio, no qual é celebrada a Semana da Enfermagem (de 12 a 20 de maio), o Dia do Enfermeiro (12 de maio) e o Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem (20 de maio).

A deputada Isaura Lemos, presidente do PCdoB de Goiás, uma das convidadas do evento, e que tem em seu currículo o curso técnico de enfermagem, considera o prêmio uma oportunidade de se trazer ao conhecimento do público a contribuição dada por profissionais de enfermagem que são exemplo de conduta na visão dos próprios colegas. A deputada destacou a relevância do papel da enfermagem no âmbito dos serviços de saúde, tanto da rede pública quanto particular; falou da contribuição da enfermagem para a melhoria no atendimento ao paciente, nas campanhas de saúde pública, dentro dos hospitais, fazendo parte do núcleo central das equipes multidisciplinares, e em várias outras frentes de trabalho em que se destacam individualmente ou mesmo como categoria. Justamente por ser aliada dos movimentos e iniciativas que visam a valorização profissional da enfermagem, e atendendo à solicitação das entidades que a representam, é que a deputada Isaura Lemos realizará a Audiência Pública.