China estabelece objetivos para domínio de Ciência e Tecnologia

O presidente chinês Xi Jinping estabeleceu o objetivo de a China se tornar uma importante potência em ciência e tecnologia (C&T) até a metade deste século, ao discursar na principal conferência do setor nesta segunda-feira (30).

Xi Jinping

A China deve se estabelecer como um dos países mais inovadores até 2020 e um inovador líder até 2030, antes de alcançar o objetivo de se tornar uma potência líder do mundo em C&T até o centenário da fundação da República Popular da China em 2049, afirmou Xi.

O presidente chinês fez as observações em um evento que integra a conferência nacional em C&T, a conferência bienal dos dois mais importantes grupos de pesquisa do país — Academia Chinesa de Ciências e Academia Chinesa de Engenharia, e o congresso nacional da Associação Chinesa para Ciência e Tecnologia.

Xi enfatizou o papel da C&T como uma base sobre a qual "o país depende para seu poder, as empresas dependem para vitórias, e as pessoas dependem para uma melhor vida".

"Grande capacidade científica e tecnológica é um requisito para a China ser forte e para a vida das pessoas melhorar", disse ele, pedindo por novas ideias, designs, e estratégias em ciência e tecnologia.

A conferência, presidida pelo premiê Li Keqiang, também teve a presença dos altos líderes Zhang Dejiang, Yu Zhengsheng, Liu Yunshan e Wang Qishan.