Inverno deve ter temperaturas baixas em todo Sul

O inverno começa oficialmente nesta segunda-feira (20), às 19h34, mas a estação mais fria do ano já vem dominando a paisagem desde o final de abril. Segundo a meteorologista do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), Gilsânia Cruz, esta condição anômala do outono ainda pode se estender até outubro, avançando sobre o início da primavera.

Epagri frio

De acordo com Gilsânia, isto deve se confirmar caso o fenômeno climático La Niña ganhe força no final da estação, o que é provável devido a condição de neutralidade esperada nos próximos dois meses.

A previsão do Ciram é de um inverno com frio típico devido a atuação de massas de ar de origem polar que serão frequentes e mais intensas. Segundo o órgão, a expectativa é de que as chuvas fiquem dentro dos parâmetros históricos podendo, em algumas regiões, registrar índices um pouco acima da média para o estado, principalmente durante os meses de julho e agosto.

"O que a gente tem previsto não é de um inverno com um volume de chuvas acima da normalidade, como tínhamos no ano passado por influência do El Niño. Este ano, ele está chegando ao fim, deixando o clima dentro do que chamamos de neutralidade climática", explicou a meteorologista.

Neve

Para os técnicos do Centro de Informações há uma condição maior de ocorrer neve neste ano. Porém, uma previsão mais precisa só é possível com uma antecedência de 24 a 72 horas, aproximadamente. Para que o fenômeno ocorra é preciso ter uma combinação de frio e umidade.

"Para isso a gente precisa de um sistema meteorológico que mantenha uma boa umidade no estado. É mais difícil de acontecer, mas tem uma maior possibilidade neste ano, embora a gente tenha que prestar mais atenção à geada que terá uma condição muito maior e que prejudica bastante a agricultura", lembrou Gilsânia.

Previsão para os próximos dias

A previsão para o primeiro dia de inverno é de temperaturas ainda mais baixas na primeira madrugada da estação, principalmente no Sul do estado e Grande Florianópolis. No Norte, as temperaturas estão mais amenas devido à cobertura de nebulosidade e a previsão é de que a próxima madrugada também seja assim.

Nessas áreas, próximas da divisa com o Paraná, existe inclusive a possibilidade de chuva. Com isso, a temperatura não deve cair muito. "Na próxima madrugada ainda vai fazer frio principalmente na serra, onde teremos temperaturas negativas e condições para formar geada também", advertiu a meteorologista.

De acordo com os dados mais recentes, no decorrer desta semana, o frio vai diminuir um pouco, mas deve voltar a partir de domingo e permanecer durante a próxima semana devido à influência de outra massa de ar frio de origem polar com características de moderada a forte.

O calor mesmo só deve retornar no fim da estação que promete manter as temperaturas baixas devido a frequência maior de massas de ar polar, além da possibilidade de se estender um pouco mais, caso La Niña nos visite. O monitoramento das condições oceânicas indica a persistência de anomalias na Temperatura da Superfície do Mar (TSM) no Oceano Pacífico, com tendência a configuração temperaturas cada vez menores durante os meses de inverno.

Fonte: AGÊNCIA AL