Audiência debate desafios para fortalecimento da comunicação pública

Compreendendo a centralidade da democratização da comunicação e a necessidade de maior reflexão e ação dos poderes públicos e da sociedade civil em relação ao tema é que ocorre, na próxima sexta-feira (24), a audiência pública “Desafios para a consolidação da Comunicação Pública no Brasil”, às 14 horas, no Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa do Ceará.

Audiência no CE sobre comunicação pública

​A importância do sistema público de comunicação ficou nítida nos últimos meses, diante da atuação da imprensa hegemônica no contexto da crise política. A Empresa Brasil de Comunicação (EBC), por meio da TV Brasil,​ ​da ​Agência Brasil e de​ diversas rádios, mostrou seu diferencial ao apresentar diferentes visões dos fatos e, sobretudo, dar destaque às posições dos movimentos sociais. Não  ​​por acaso​, logo nos primeiros dias do governo interino de Michel Temer, o comando da EBC foi destituído de forma autoritária, tendo retornado, em seguida, por força de liminar do Supremo Tribunal Federal (STF).

De lá para cá, a discussão sobre a função, a gestão e o conteúdo dos meios públicos, bem como sobre o papel dos trabalhadores desses veículos, ganhou força no Brasil. O Ceará não está fora desse processo  de ​defesa da EBC ​e de luta por mais espaços para veículos que não são comerciais. Aqui, está em curso um projeto de qualificação do conteúdo e reformulação administrativa da TV Ceará, a TVC, emissora que busca consolidar seu viés público, ganhar autonomia e ampliar sua presença na sociedade. Por seu turno, os veículos comunitários e livres, os quais também têm contribuído para a circulação de diversos olhares, ​mobilizam-se para ​fortalecer sua atuação e ​garantir sustentabilidade.

Compreendendo a centralidade da democratização da comunicação e a necessidade de maior reflexão e ação dos poderes públicos e da sociedade civil em relação ao tema, o Mandato É Tempo de Resistência – Deputado Renato Roseno (Psol) solicitou realização de audiência para discutir a comunicação públic​a, ​a qual ocorrerá na próxima sexta-feira (24), a partir das 14 horas na Assembleia Legislativa.

Intitulada “Desafios para a consolidação da Comunicação Pública no Brasil”, a audiência contará com a presença do jornalista Jonas Valente, integrante do Intervozes, trabalhador da EBC e autor de diversos livros, entre os quais Regulação democrática dos meios de comunicação e Sistemas Públicos de Comunicação: a experiência de 12 países e o caso brasileiro, escrito em parceria com outros integrantes do coletivo.

A professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) Inês Vitorino, coordenadora do Grupo de Pesquisa da Relação Infância Juventude e Mídia (Grim – UFC), ​​também contribuirá com o debate. A pesquisadora apresentará estudo realizada pelo grupo sobre a qualidade na programação infantil da TV Brasil. ​Já o​ jornalista Alberto Perdigão, autor do livro Comunicação pública e inclusão política, por sua vez, discutirá a participação da sociedade nas emissoras de comunicação.

Além de estudiosos e trabalhadores da imprensa, foram convidados para a audiência gestores da TVC, Rádio Universitária, TV Assembleia e Rádio Assembleia. Para levar o olhar dos veículos comunitários e livres, deverão marcar presença representantes da Associação Mundial de Rádios Comunitárias (Amarc) e do coletivo Nigéria. O Comitê Cearense pela Democratização da Comunicação do Ceará, vinculado ao Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), também foi convidado para a audiência, que é aberta à participação de toda a sociedade.

Serviço:

Audiência pública “Desafios para a consolidação da Comunicação Pública no Brasil”
Data: 24 de junho (sexta-feira), às 14h
Local: Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa do Ceará
(Av. Desembargador Moreira, 2807 – Dionísio Torres – Fortaleza/CE)