Estudantes de Mossoró transformam formatura em ato pelo Fora Temer

A formatura é o momento mais esperado para o estudante. Mas a turma de formando da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), de Mossoró no Rio Grande do Norte, transformou a solenidade tão sonhada em um ato em defesa da democracia e pelo “Fora Temer”.

Formatura da Federal de Mossoro Fora Temer - Foto: Luana Laise/Assecom Ufersa

O evento aconteceu na noite desta quarta-feira (22) no salão da Expocenter e emocionou a todos os presentes. Segundo a Ufersa, foi a maior turma de concluintes da história da universidade.

Matéria publicada pelo jornal Mossoró Hoje relata o discurso da formanda de Agronomia, Maria Clara Correia Dias, que emocionou a todos ao lembrar das conquistas sociais obtidas pelos governo de Lula e Dilma e destacando a importância da inclusão através do acesso ao ensino superior, uma das principais bandeiras dos governos nesses últimos anos.

“O nosso grande revolucionário Che Guevara estava certo ao dizer que um dia a universidade iria se pintar de povo, operários e camponeses. Hoje nossos pais e mães, trabalhadores e camponeses que estão aqui, ouvindo seus filhos falarem, podem dizer que cumpriram esse papel e deixaram a maior herança: o aprendizado”, disse Maria Clara.


“Não iremos aceitar, em hipótese alguma, algum retrocesso desse governo golpista, só estamos aqui hoje graças a uma grande expansão universitária”, acrescentou ela, que imediatamente recebeu o apoio dos colegas que aplaudiam e gritavam: “Fora Temer!”.

A formanda e referia ao resultado das políticas de acesso ao enino superior, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. O Reuni, programa de restruturação das universidades federais iniciado em 2007, promoveu a construção de três novos campi da Ufersa em municípios do interior do Rio Grande do Norte, garantindo maior acesso de centenas de estudantes.