Vietnã sedia reunião de partidos comunistas e operários

A Cidade Ho Chi Minh, no Vietnã,  sedia neste final de semana (1º e 2 de julho) a reunião do Grupo de Trabalho do Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários.

Vietnã - Sede do Governo

Além do Partido Comunista do Vietnã, anfitrião do evento, participam o Partido do Trabalho da Bélgica, o Partido Comunista da Boêmia e Morávia (República Checa), o Partido Comunista do Brasil, o Partido Comunista de Cuba, o Partido Comunista Francês, o Partido Comunista da Grécia, o Partido Comunista da Índia, o Partido Comunista da Índia (Marxista), o Partido Comunista Libanês, o Partido Comunista do Nepal (Unificado Marxista-leninista), o Partido Comunista Português, o Partido Comunista da Federação Russa e o Partido Comunista Sul-Africano.

Com uma densa pauta de trabalho, o coletivo deliberará sobre a data do 18º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários, em Hanói, ainda no ano de 2016; propostas para aperfeiçoar a metodologia dos encontros; a proposta de nova composição do Grupo de Trabalho, a ser deliberada pelo encontro de Hanói.

O tema do 18º Encontro, conforme decisão anterior do Grupo de Trabalho, na reunião de 20 e 21 de fevereiro deste ano em Istambul será: “A crise capitalista e a ofensiva imperialista – Estratégia e táticas dos Partidos Comunistas e Operários, na luta pela paz, os direitos dos povos e dos trabalhadores e pelo socialismo”.

Na atual conjuntura internacional, os partidos comunistas e operários estão chamados a apresentar seus pontos de vista sobre questões de fundo e a oferecer as saídas estratégicas e táticas.

O secretário de Política e Relações Internacionais do PCdoB, José Reinaldo Carvalho, que já se encontra na Cidade Ho Chi Minh desde esta quinta-feira (30) considera uma decisão histórica a de realizar o 18º Encontro Internacional no Vietnã, pois se trata da primeira vez que os partidos comunistas e operários se reúnem em um país socialista desde a queda dos governos socialistas na antiga União Soviética e países do Leste Europeu no início dos anos 1990. José Reinaldo destaca a importância da ação comum entre os partidos comunistas e operários num quadro de diversidade das realidades nacionais. Para ele, os pontos comuns entre esses partidos são a identidade comunista, a luta pelo socialismo, a luta anti-imperialista e o internacionalismo proletário.