UJS de Santa Catarina se prepara para congresso nacional

O 18° Congresso Estadual da União da Juventude Socialista (UJS) de Santa Catarina, encerrado no domingo (3), foi marcado pela pluralidade de opiniões e debates. Os jovens participaram de grupos de trabalho e discutiram temas como a crise econômica mundial; ocupações por mais qualidade na educação; emancipação das mulheres, negras e negros e a comunidade LGBT; mídia, democratização e ativismo digital e o que desejam para as cidades.

Congresso UJS

Além disso, os participantes debateram assuntos relacionados as frente de atuação da UJS e ao final elegeram a nova diretoria estadual da UJS-SC, que será comandada pela jovem Maria de Fátima Capela, a Fafá, que destacou a importância deste momento para os jovens.

"É um dever da juventude que possuí 31 anos de luta e história no nosso país, ocupar as ruas e resistir pela democracia através de um plebiscito capaz de consultar o povo sobre os rumos do nosso país" disse a nova presidente da entidade.

No sábado, (2), durante a abertura, a discussão foi pautada pela conjuntura política com a presença da deputada federal Angela Albino (PCdoB-SC) e o presidente nacional da UJS, Renan Alencar.

Em sua fala, a parlamentar catarinense destacou a importância do entendimento do contexto político nacional para se lutar como deve. “A análise de conjuntura é fundamental para sabermos onde estamos e como devemos atuar efetivamente. Os países, que viveram a ditadura nos anos 60, estão sofrendo golpes de estado. A partir de uma matriz de ilegalidade de direitos. O momento vivido pelo Brasil é da maior gravidade”, destacou Angela.

O líder estudantil reforçou afala da deputada e observou que “é preciso denunciar os golpes por trás do golpe”. Alencar enfatizou que dia após dia tem caído a máscara dos golpistas. “Nós precisamos estudar e procurar traduzir da melhor maneira possível a agenda de retrocessos do governo interino para a juventude e a classe trabalhadora do país”, argumentou o presidente da UJS.

Os tema debatido no congresso catarinense serão levado para o encontro nacional da UJS, que acontecerá entre 28 e 31 de julho em São Paulo. A deputada Angela Albino transmitiu ao vivo o debate inicial do congresso no sábado. Veja aqui