Eleição do presidente da Câmara é marcada para as 16 horas de quarta

A eleição para a presidência da Câmara dos Deputados está marcada para as 16 horas desta quarta-feira (13), conforme ato assinado há pouco pelo presidente interino da Casa, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), e pelos demais integrantes da Mesa Diretora.

Oposição é contra votação rápida de projeto sobre estatais - Agência Câmara

O parlamentar a ser eleito cumprirá mandato tampão até fevereiro de 2017. Isso porque o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) renunciou na última quinta-feira (7) ao cargo.

Serão admitidas candidaturas oriundas de qualquer bancada representada na Câmara e também candidaturas individuais. A ordem em que os nomes dos candidatos aparecerão na urna eletrônica será sorteada às 13 horas da quarta. Cada candidato terá 10 minutos para fazer um discurso no plenário apresentando as suas propostas.

Até agora estão oficialmente na disputa 11 parlamentares: Rogério Rosso (PSD-DF) – líder da bancada e candidato apadrinhado por Cunha; Fausto Pinato (PP-SP) – ex-relator do processo por quebra de decoro parlamentar de Cunha no Conselho de Ética; Carlos Gaguim (PTN-TO) – aliado do peemedebista; Marcelo Castro (PMDB-PI) – ex-ministro da Saúde e desafeto do deputado afastado; Carlos Manato (SD-ES) – também próximo de Cunha; o segundo-vice presidente da Casa, Fernando Giacobo (PR-PR); a filha do ex-deputado Roberto Jefferson, Cristiane Brasil (PTB-RJ); a pré-candidata à Prefeitura de São Paulo Luiza Erundina (Psol-SP); Fábio Ramalho (PMDB-MG) e Heráclito Fortes (PSB-PI).

Circula a informação de que Heráclito Fortes deve abdicar da disputa em favor do deputado Júlio Delgado (PSB-MG), escolhido para representar a bancada.

Se nenhum deputado obtiver a maioria dos votos dos deputados presentes no primeiro turno, o segundo turno entre os dois mais bem votados acontecerá uma hora depois do encerramento da primeira votação, e cada candidato terá novamente 10 minutos para falar.

Em caso de empate, será eleito o candidato mais idoso dentre os de maior número de legislaturas na Casa.