Estudantes da UFSC elaboram protótipo de abrigo para moradores de rua

Acadêmicos do Curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia, do campus Joinville da UFSC, desenvolveram, para a disciplina de Planejamento Controle de Projetos e Construções, protótipos de abrigos temporários para moradores de rua. A disciplina, ministrada pela professora Andréa Holz Pfützenreuter, buscou fazer os estudantes compreenderem o projeto de um abrigo temporário individual com foco nos atendimentos a moradores de rua.

abrigo para morador de rua

Para a produção dos protótipos, foi necessário identificar os parâmetros de sustentabilidade, a tecnologia aplicada e o planejamento construtivo da unidade. Com isso, o resultado foi a construção de um protótipo em escala real ou reduzida, com materiais que mantivessem a identidade do abrigo temporário. O trabalho foi exposto no Dia Mundial da População, celebrado em 11 de julho.

Atualmente, segundo relatório da Comissão das Nações Unidas para Direitos Humanos, estima-se que exista mais de 100 milhões de habitantes sem moradia no mundo, o que representa cerca de 1,5% da população. Um dos objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, da ONU, é de tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, resilientes e sustentáveis