Bancários de São Paulo debatem desafios da conjuntura

A Federação Bancários de São Paulo (Fetec/SP) promoveu no último sábado (16), a 18ª Conferência Estadual dos Bancários, que reuniu 332 delegados na capital paulista. Durante a conferência, Altamiro Borges (Centro de Estudos da Mídia Barão de Itararé) e João Pedro Stédile (Coordenador nacional do MST) fizeram uma análise da grave crise econômica mundial do conturbado momento político vivido em várias partes do mundo.

Fetec

“Não é fácil debater conjuntura com as incertezas que assolam o mundo. A crise que estamos vivendo é culpa da ruína de um sistema capitalista financeiro falido”, explica Altamiro Borges.

Em sua visão, três frentes de atuação são os principais eixos do golpe em curso no Brasil: o desmonte do Estado, a retirada de avanços e a implementação do um modelo neoliberal.

Segundo Altamiro, o golpe vem sendo arquitetado há tempos. Mais precisamente desde a chegada ao poder do presidente Lula. “A classe dominante não aceitou as reformas, mesmo que brandas, que vinham sendo feitas pelos governos de esquerda”, explicou.

A mídia tradicional também foi amplamente criticada pelos convidados, por sua atuação tendenciosa e, muitas vezes, fantasiosa. “A mídia é responsável por alimentar o ódio e por querer imputar à esquerda toda a culpa pela existência da corrupção” diz Miro.

João Pedro Stédile destacou que a sociedade vive uma profunda crise econômica, política, social e ambiental.

“O golpe não é só contra a presidenta Dilma, eleita democraticamente e subtraída do poder. A ideia é implementar o modelo neoliberal, quem manda no mundo é capital financeiro”, explica Stédile.

Para os convidados a única alternativa ao trabalhador é resistir e não aceitar a retirada de direitos e lutar contra, exigindo a recondução da presidenta Dilma ao poder.

“Por incrível que pareça, o momento é favorável para acabarmos com o golpe. Precisamos evidenciar a luta de classe e organizar os trabalhadores, sindicatos, estudantes e movimentos sociais e irmos às ruas lutar por nossos direitos”, finaliza Stédile.

Conferência nacional

A 18ª Conferência Nacional dos Bancários será realizada entre os dias 29 a 31 de julho, também em São Paulo e irá aprovar, além de nova direção, a minuta unificada da categoria que será a pauta da campanha de 2016.