PCdoB ganha mais uma vereadora: Janinha assume em Corupá

A partir dessa segunda-feira (1º/8), na pequena cidade de Corupá (SC) com pouco mais de 15 mil habitantes, mais uma mulher comunista toma posse como vereadora. A primeira da região norte do estado.

vereadora janinha Starowski,

Janinha Starowski, vai ocupar a cadeira pelo período de 1 mês. “Serão cinco segundas feiras” diz Janinha ao telefone, feliz por poder usar o mandato para cumprir compromissos assumidos na campanha, potencializar o partido e fomentar a bandeira de mais mulheres no poder.

Janinha é funcionária pública, atua como telefonista e recepcionista. Casada e mãe de três filhos, ela assume na vaga do vereador Celso Berlato, do PSDB, conforme acordo de rodízio entre os integrantes da coligação proporcional da eleição de 2012.

Janinha assume preocupada com questões a saneamento básico e acesso a água potável. Na cidade de Corupá, a região conhecida como “usina” a 10 minutos do centro da cidade não possui encanamento para levar água as casas da região. “Meu maior sonho é ajudar a população com direitos iguais a todos. Luto pela justiça igualitária”.

É a primeira vez na história da Santa Catarina que duas mulheres do PCdoB ocupam, ao mesmo tempo, duas cadeiras nos legislativos municipais. A outra é a vereadora Edna Benedet, titular no município de Içara no sul do Estado.

As mulheres comunistas são reconhecidas pelo potencial de trabalho em prol do povo. Dado que pode ser percebido pelas avaliações das camaradas que assumem cargos eletivos seja como vereadoras, deputadas estaduais, federais e senadora, assim como por pesquisa que apontam grande aceitação.