Os Jogos Olímpicos na Grécia Antiga

Ao contrário dos Jogos Olímpicos modernos, as Olimpíadas da Grécia Antiga não representavam tão grande quantidade de disciplinas. A primeira competição teve lugar no ano de 776 AC na Grécia, durava só um dia e um atleta podia participar em um único evento – a corrida a pé.

Olimpíadas - AFP

Com o passar do tempo, outros esportes foram incluídos nos Jogos Olímpicos, mas nada ainda comparado ao que temos hoje em dia. Os competidores podiam concorrer nas modalidades de corrida de longa distância, boxe, pentatlo, pancrácio e hipismo.

Corrida

A corrida foi a primeira disciplina esportiva introduzida nos Jogos. Os atletas percorriam o estádio de 192 m, que equivale a todo o comprimento do Estádio Olímpico. Três outros tipos de corridas foram adicionados ainda antes, incluindo o diaulos – consiste em recorrer o estádio duas vezes – e a corrida de longas distâncias, que variavam entre 7 e 24 estádios (de 1,344 metros a 4,608 metros).

Hoplitodromia

É uma disciplina esportiva em que os participantes competiam correndo vestidos com a armadura completa do soldado, mas sem a couraça.

Pentatlo

É uma modalidade de esporte composta por cinco tipos de atividade. Ao longo da história teve diversas configurações. Eles são: lançamento do disco, lançamento do dardo, salto em comprimento, corrida de estádio (com 192 metros) e luta grega.

Boxe

No boxe antigo os atletas lutavam até que um atleta era derrubado. Não havia classes de peso e os adversários eram escolhidos fortuitamente. Este tipo de esporte parece muito brutal nos nossos dias.

Pancrácio

Foi uma antiga disciplina física, o tipo de esporte de combate sem armas que, segundo a mitologia grega, teve início com os heróis Hércules e Teseu. Uma mistura de boxe e luta olímpica com golpes e técnicas de lutas.

Hipismo

É a arte de montar a cavalo que compreende todas as práticas esportivas que envolviam este animal