Moro não intima mulher de Cunha porque "desconhece o endereço"

Ré em ação penal na Operação Lava Jato, por evasão de divisas e lavagem de dinheiro (mais de US$ 1 milhão) a mulher de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) – também réu no processo -, Cláudia Cruz não está sendo encontrada para intimação pessoal. De acordo com a força-tarefa da Lava Jato, a intimação não foi possível porque não sabem o CEP da residência. Há dois meses o juiz federal Sergio Moro diz que está esperando um endereço correto para pedir que Cláudia Cruz se apresente.

Cunha mulher e filha - Reprodução

A mulher de Cunha é ré no processo em que é acusada de evasão de US$ 1 milhão provenientes de crimes praticados pelo ex-presidente da Câmara no esquema de corrupção na Petrobras.

Apesar de se tratar de uma ré e não apenas de uma investigada, Moro apenas cobrou em despacho nesta terça-feira (9), que os advogados e defesa informem o endereço. Causa estranheza tal comportamento diante da postura que Moro tem quando se trata de investigados – e não réus – como o ex-presidente Lula.

“O endereço disponível nos autos informado pela defesa era o endereço da Presidência da Câmara, não mais ocupada pelo marido da acusada. Não há outro endereço disponível. A defesa contatada por telefone não prestou objetivamente informações sobre o endereço residencial”, diz Moro no despacho.

Apesar da suposta taxatividade, no mesmo despacho Moro justifica a falta do endereço: “É evidente que aqui não há um propósito de ocultação, mas apenas a intenção da defesa de ter mais prazo para se manifestar sobre o despacho (que trata da audiência). Não obstante, a recusa além de violar dever processual prejudica o andamento do processo".

A dificuldade em intimar a mulher de Cunha não é novidade para Moro. Mesmo assim ele trata como uma mera tentativa de protelação ao processo. Por outro lado, como o investigado é o presidente Lula, Moro usa até o recurso da condução coercitiva, apesar do ex-presidente ter comparecido em todas as oitivas anteriores a que foi convocado de forma espontânea.