Deputada comemora decisão do "centrão" de abandonar Cunha 

A deputada Ângela Albino (PCdoB-SC) comemorou a informação veiculada na mídia nesta quinta-feira (8) dando conta de que os deputados que compõe o chamado “Centrão” na Câmara anunciaram que não vão participar da tentativa de salvar o mandato de Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Com isso, é quase certa a cassação de Cunha. O julgamento está marcado para a próxima segunda-feira (12).

Deputada comemora garantia de cassação de Cunha - Agência Câmara

Ao anunciarem que não vão mais participar das manobras protelatórias de Cunha, o "Centrão" aumenta as chances de que o peemedebista seja cassado. O PRB, que possui 22 deputados, já declarou apoio ao parecer do Conselho de Ética pela cassação de Cunha.

E líderes de dez partidos políticos (PT, PCdoB, Psol e Rede – autores da representação contra Cunha, PSDB, PSB, DEM, PRB, PDT e PPS), que reúnem 238 deputados, já afirmaram que votarão pela cassação de Cunha.

Para a cassação, são necessários 257 dos 513 parlamentares.

O "Centrão", junto com o PMDB, formava a tropa de choque que auxiliou nas manobras de Cunha para evitar a cassação, o que transformou o processo no mais longo da Câmara. Durante 10 meses, parlamentares do PMDB se revezaram com os do PP, PR, PSD, PRB e PTB, com medidas para protelar o julgamento. Agora que o processo chegou ao Plenário, Cunha queria novamente usá-los para fatiar o julgamento e conseguir a redução da pena. Ao invés da cassação, ele pleiteia um suspensão do mandato.

A votação de julgamento de Cunha, que está marcada para começar às 19 horas de segunda-feira , será aberta. Se for cassado, ele ficará inelegível até janeiro de 2027, quando terá 68 anos.