PCdoB adere a campanha Prefeito Amigo da Criança da Fundação Abrinq

O vice-presidente nacional do PCdoB, Walter Sorrentino assinou nesta terça-feira (20), uma carta de recomendação a todos os candidatos e candidatos aos cargos majoritários da legenda comunista para aderirem a 6ª edição do programa "Prefeito Amigo da Criança", da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente.

Walter Sorrentino - Foto: Bruno Poletti/Folhapress

A carta recomendação foi assinada pelo vice-presidente que na ocasião recebeu o técnico da Fundação Abrinq, Cesar Vale, na sede nacional do PCdoB na capital paulista, na tarde de hoje. 

No encontro, Cesar explicou os fundamentos do projeto. Segundo ele, ao assinar o Termo, o candidato se compromete, caso seja eleito, em garantir políticas públicas eficientes para atender à Constituição no que se refere aos direitos das crianças e dos adolescentes. 

Em contrapartida, afirma o técnico, a Fundação fornece consultoria em gestão pública para garantir as ações em três eixos de atuação: Educação, Saúde e Proteção, às crianças e adolescentes de 0 a 18 anos.

Ao aderir ao programa, “o gestor recebe uma consultoria em gestão pública e o apoio técnico completo para o prefeito conseguir executar tudo que ele se compromete neste termo”. Um dos passos é apurar o orçamento, planejar as ações e com isso atingir as metas.

De acordo com Cesar Vale, a adesão do gestor ao programa é bastante respeitável, pois as ações contidas nele, "dão uma boa visualização e tem impacto direto nos indicadores sociais dos municípios”, além disso, diz ele, o reconhecimento político que incide ao final da gestão é significativo e permanente.
  

Na reunião, o vice-presidente do PCdoB, Walter Sorrentino lembrou que vários candidatos comunistas já aderiram ao programa, como é o caso da presidenta nacional da legenda, Luciana Santos, que é candidata à prefeita em Olinda, Pernambuco. 

Segundo Walter, prefeitos do PCdoB já foram “reconhecidos” por terem atingindo as metas do programa, como é o caso do prefeito de Contagem, em Minas Gerais, Carlos Magno de Moura Soares (Carlin Moura – foto ao lado), que foi premiado na 5ª edição do programa.

Carlin, que é candidato a reeleição na cidade mineira de Contagem, foi premiado na categoria Reconhecimento Pleno, concedido aos gestores municipais que alcançaram as metas estabelecidas e se destacaram em ações voltadas à melhoria das condições de vida das crianças e adolescentes, entre o período de 2013 a 2016.

Dos 1542 municípios que aderiram ao programa, no final do último mandato, apenas 102 cumpriram as metas, dentre eles, dois prefeitos do PCdoB que foram comtemplados com a comenda. Além de Carlin, Jonastonian Marins Aguiar (Jonas Aguiar), prefeito de Barra Mansa no Rio de Janeiro também foi reconhecido. A premiação ocorreu em junho deste ano na Câmara dos Deputados. Na ocasião, os gestores ganharam um troféu e o título de “prefeito amigo da criança”.

Adesão

Para aderir ao programa nestas eleições, o candidato interessado deve utilizar a ferramenta online. As informações estão contidas no site www.prefeito.org.br.

A campanha publicitária #NãoVaiTerColo da Abrinq está sendo veiculada nas emissoras de rádio e televisão em todo o país. Abaixo, a peça é apresentada pelas próprias crianças que cobram mais comprometimento dos futuros prefeitos com os direitos da infância.