Estudantes já ocupam 18 universidades contra a PEC 241

A ofensiva contra a retirada de direitos não para de crescer. Nesta terça-feira (18), dezoito universidades já somam forças às 769 escolas e Institutos Federais ocupados em todo país na luta contra a PEC 241 – proposta do governo golpista que promete congelar os investimentos em saúde e educação pelos próximos 20 anos. 

Manifestação rj

No Paraná, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Federal da Fronteira do Sul (UFFS), em Laranjeiras do Sul e a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) estão ocupadas. Em Pernambuco, foram ocupadas dependências da Universidade de Pernambuco (UPE) no campus da cidade de Petrolina e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). No Rio de Janeiro, o campus Realengo do Instituto Federal e a Universidade Federal Rural do estado (UFRRJ) também estão ocupadas. No Rio Grande do Sul, segue ocupada a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

A diretora de universidades públicas da União Nacional dos Estudantes (UNE) Graziele Monteiro, afirma que as ocupações refletem o descontentamento dos estudantes com as propostas do governo.

”Essa PEC não corresponde aos anseios dos estudantes. Resistir, lutar e ocupar universidades é importante para garantir os nossos sonhos que os golpistas querem tirar”, disse.

Pautas 

Reivindicações como a construção de restaurantes e moradias universitárias, contratação de mais professores e mais investimento na assistência estudantil também estão nas pautas dos estudantes que tocam as ocupações.

Na Unioeste, primeira universidade a ser ocupada no estado do Paraná, os estudantes lutam contra os ataques dos governos federal e estadual e também contra à falta de respeito à educação, lembrando o ataque aos professores paranaenses no dia 29 de abril de 2015.

A presidenta do DCE da Universidade de Pernambuco (UPE), Ranielle Vital, conta que a ocupação da instituição vem sendo organizada com muita luta e responsabilidade contra os desmanches na educação e contra a PEC 241.

Por lá, a ampliação de verbas para a assistência estudantil também é reivindidação prioritária.

”A nossa UPE já sofre com a falta de investimento, essa PEC 241 é o desmanche total do nosso país, não podemos deixar passar”, alertou.

Confira abaixo a ocupação na  Universidade Federal do Piauí



Estudantes do curso de Pedagogia e Ciências Sociais que estão em greve estudantil na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, juntamente com demais cursos do CCHS realizaram ato de apoio a ocupação do IFSul-Pelotas e contra a PEC 241,
Secundaristas na luta 

A luta contra a Medida Provisória da Reformulação do Ensino Médio, a PEC 241 e a Lei da Mordaça reacendeu a Primavera Secundarista no Brasil. Até o momento, 769 escolas estão ocupadas contra o desmonte da educação promovido pelo Governo Temer.