SBPC condena desmonte de Temer no Ministério da Ciência e Tecnologia

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e outras cinco entidades da área de Ciência, Tecnologia e Inovação, assinaram nota de protesto contra a "operação desastrosa" feita no Orçamento que repercutirá no desmonte do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Michel Temer - Antonio Cruz/Agência Brasil

Assinam o documento a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Empresas Inovadoras (Anpei), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e o Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), além da SBPC.

"As entidades abaixo relacionadas, que representam comunidades acadêmicas, científicas, tecnológicas e de inovação, vêm a público denunciar a operação desastrosa feita pelo Congresso Nacional na Lei Orçamentária Anual – LOA 2017 com a criação de uma nova fonte de recursos (fonte 900) retirando verbas das áreas de educação e C,T&I. Esses recursos estavam antes assegurados pela fonte 100, que tem pagamento garantido pelo Tesouro Nacional", destaca a entidade.

Segundo a SBPC, a transferência para a fonte 900 não tem recursos assegurados, tanto que passam a ser chamados de “recursos condicionados“ de acordo com manual orçamentário.

"A fonte 900 inclusive põe em dúvida o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, que exige para cada empenho a definição clara da fonte de recursos. Qual a fonte real que o governo utilizará para honrar os pagamentos prometidos pela LOA 2017 à área de C,T&I se a fonte usada está “condicionada” a um apontamento futuro?", salienta.

Ainda de acordo com a entidade, o impacto financeiro será de R$ 1,712 bilhão, deixando a operação das organizações sociais e das bolsas de pesquisa com apenas R$ 206 milhões na fonte 100, de pagamento direto pelo Tesouro Nacional. Em todo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, somente a pesquisa científica foi atingida pela transferência de recursos para a fonte 900.

"A operação realizada pelos parlamentares gerará, na prática, um corte de 89,24% nas dotações orçamentárias previstas para administração do setor, as organizações sociais e as bolsas de formação e capacitação em C,T&I. Isso porque a nova fonte 900 poderá ser uma mera ficção, ao tirar a garantia de pagamento dos recursos previstos na LOA para coloca-los na dependência futura de uma nova lei que, de fato, defina uma fonte segura que cubra a previsão orçamentária."

A SBPC reforça que a aprovação da PEC 55, que limita os investimentos por 20 anos, agrava ainda mais a situação. "É triste ver o país continuam encarando educação e C,&I como
gasto e não como investimento, como ocorre em países avançados, por falta absoluta de compreensão dos que decidem", destaca.

"A comunidade acadêmica, científica, tecnológica e de inovação está perplexa com a sequencia de ações tomadas pelo governo federal em parceria com o Congresso Nacional, que claramente colocam em risco o futuro do Brasil. Sinceramente esperamos que essas decisões sejam revistas pelo bem da Nação e do povo brasileiro", finaliza a nota.