Edvaldo visita Departamento de Transporte e Trânsito de Nova York

O prefeito Edvaldo Nogueira foi recebido, nesta quinta-feira (2), no Departamento de Transporte e Trânsito de Nova York, nos Estados Unidos. Na visita, ele conheceu os mecanismos utilizados pelo órgão para controlar o trânsito na cidade e as tecnologias aplicadas à mobilidade urbana.

Edvaldo em NY

 Recepcionado pelo diretor do departamento, Mohamad Talas, o prefeito teve acesso às salas de situação e de ocorrências, de onde é possível acompanhar a movimentação de todas as avenidas e estabelecer ações que garantam o fluxo do trânsito e a segurança.

“Foi uma visita muito produtiva. Fui recebido pelo diretor Mohamad Talas, que nos apresentou um histórico do trabalho desenvolvido pelo Departamento de Transporte e Trânsito e como as ações melhoram o fluxo dos veículos na cidade. Depois, conhecemos a Sala de Situação, de onde é possível controlar o trânsito de toda a cidade, e também visitamos a Sala de Ocorrência, onde, a partir de um trabalho integrado com a polícia e demais departamentos de segurança da cidade e do Estado, se tomam medidas em situações adversas”, afirmou o prefeito.

Através de um sistema integrado por 12 mil controladores de trânsito, câmeras e semáforos, o Departamento de Transporte e Trânsito de Nova York controla as ruas e avenidas da cidade, identificando os horários de maior fluxo, alternando os tempos de parada das sinaleiras e acionando modificações no trânsito que melhorem a mobilidade das vias.

“O que vimos em Nova York me impressionou positivamente. É tudo controlado por engenheiros e especialistas que integrados a outros departamentos, como o de Segurança, conseguem dar qualidade ao trânsito e garantem a mobilidade e a segurança do cidadão. Além disso, o sistema utilizado por eles é aberto e que permite a integração com outras tecnologias como fibra ótica, sistemas de vídeo, de telefonia e de wireless, o que barateia o serviço. Está dentro do conceito de cidade inteligente, que queremos implantar em Aracaju”, ressaltou Edvaldo.

A visita ao Departamento de Transporte e Trânsito de Nova York foi a segunda etapa da viagem de trabalho realizada pelo prefeito. No início da semana, ele esteve em Monterrey, no México, onde conheceu a fábrica da empresa Semex, que produz semáforos inteligentes e controladores de tráfego, entre outros equipamentos voltados para o trânsito, que são utilizados em grandes cidades em todo o mundo.

"Visitei a fábrica da Semex, onde se produz semáforos inteligentes e controladores de tráfego, que são usados em cidades como Toronto, Nova York e Houston. Estamos trabalhando para que estas tecnologias cheguem a Aracaju para que a gente possa ter melhor trânsito na cidade e mais qualidade de vida”, reiterou. O prefeito viajou acompanhado da primeira-dama, Danusa Silva. A viagem não gerou despesas para a administração municipal.