Theresa May tenta esconder medidas polêmicas do parlamento inglês

A primeira-ministra da Inglaterra, Theresa May, foi criticada pelo uso de táticas "obscenas" para evitar a circulação de importantes anúncios e documentos em sites oficiais do governo no último dia antes dos deputados entrarem em férias.

Por Jon Stone

theresa may

Os partidos da oposição descreveram a estratégia como uma "abominação democrática" e disseram que os conservadores estavam extrapolando em 2017 depois que o governo tentou enterrar histórias que vão desde o desperdício de dinheiro em taxas legais até a falta de militares nas ruas.

As declarações de quinta-feira (20) revelaram que o número de policiais nas ruas foi o mais baixo em 30 anos, um importante programa de eletrificação ferroviária havia sido descartado e o número de ex-ministros que trabalhavam no setor privado aumentou em 60%.

Um relatório importante sobre os direitos humanos internacionais apresentou o registro de que um dos aliados mais próximos da Grã-Bretanha, a Arábia Saudita, teria sido retirado do relatório pelo Ministério das Relações Exteriores.

Jonathan Bartley, vice-presidente do Partido Verde, disse que os deputados não tiveram a chance de examinar o processo. “O dia de votar projetos polêmicos é algo comum em nosso sistema político, mas este ano o Partido Conservador e Unionista o levou a outro nível", disse ele.

"Os deputados não tiveram a oportunidade de analisar os projetos votados, inclusive o de reduzir o número de policiais, abandonar a eletrificação das linhas de trem e o da avaliação condenatória dos direitos humanos da Arábia Saudita" – um país aliado ao governo

"Estas são as ações de um governo sombrio que vê o parlamento e o povo inglês com desprezo. O fato de que tantas medidas polemicas serem resolvidas de uma só vez mostra que o governo de Theresa May está com medo e não está disposto a enfrentar o escrutínio".

O ex-líder Liberal Democrata Tim Farron descreveu a estratégia de gerenciamento de mídia como um "escândalo nacional". "É uma abominação democrática o governo votar diversas projetos sérios no último dia antes das férias dos deputados, sabendo que ninguém terá tempo de examiná-los seriamente – todos eles, desde as vendas de armas para a Arábia Saudita até a quantidade de crianças que estão sendo expulsas de nossas escolas", disse ele.

De acordo com o ministro Jon Trickett: "O governo tentou esconder as más notícias com a rapidez de relatórios e anúncios já que as férias de verão começariam. É uma prática terrível que nos impede de responsabilizar o governo. "Todos sabem que os dias do Partido Conservador e Unionista estão contados, mas estou impressionado com o medo que eles tem ao defender suas medidas".

"Este é um ato fraco de uma primeira-ministra fraca, desesperada por evitar o escrutínio de seu fracasso".