Fernanda Montenegro: "Não existe nação sem liberdade"

Depois de Caetano Veloso rebater críticas do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, que recentemente atacou a exposição “Queermuseu”, chegou a vez de Fernanda Montenegro engrossar o coro contra a censura e a difamação da arte. A atriz gravou um vídeo para a campanha #342Artes, onde faz um discurso sobre liberdade.

“Tudo é cultura, inclusive a cultura de repressão. Mas só há um tipo de cultura que realmente constrói um país. É a cultura da liberdade. A cultura liberta cria a alma de uma nação”, disse.

Ainda fez um apelo aos políticos que acreditam nessas ideias para que se manifestem e apoiem essa ideia. “Nessa nossa luta de sobrevivência cultural, peço, então, aos poucos e honestos políticos que ainda existem lá em Brasília, ou no Brasil, que se posicionem. Saiam, por favor, desse silencio acovardado. Porque do contrário, nem a pele desses políticos, dos que ainda poderão estar do nosso lado pela liberdade dentro desse país, nem a pele de vocês, viu? Políticos em silêncio, nem essa pele vai se salvar. Venham. Venham conosco e vamos gritar, vamos lutar para que a coisa não piore e se transforme num inferno para a nossa sobrevivência como brasileiros”.

Que no fundo, no fundo, o que nós necessitamos mesmo é de educação com cultura, e cultura com educação e liberdade. Não existe nação sem liberdade.