China e Paquistão prometem esforços para construir corredor econômico
O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, e seu homólogo do Paquistão, Shahid Khaqan Abbasi, prometeram na quinta-feira (30) realizar mais esforços para construir o corredor econômico fronteiriço durante sua reunião na cidade russa de Sochi
Publicado 01/12/2017 18:43
Li e Abbasi estão em Sochi para participar da 16ª reunião do Conselho de Chefes de Governo (Primeiros-Ministros) da Organização de Cooperação de Shanghai (OCS), que será realizada na quinta e sexta-feira.
Li disse a Abbasi que a China e o Paquistão, como parceiros estratégicos integrais, cooperaram em diversos âmbitos, acrescentando que foram feitos avanços positivos desde que ambos os países começaram a construir há mais de quatro anos o Corredor Econômico China-Paquistão.
A China está disposta a continuar construindo infraestruturas chave com a parte paquistanesa e a cooperar na capacidade produtiva, disse Li.
"A China expressou grande sinceridade política na exploração da construção de uma zona de livre comércio com o Paquistão para promover um comércio equilibrado entre as duas partes e para impulsionar a cooperação entre companhias de ambos os países", disse Li.
Li felicitou seu homólogo paquistanês pela ajuda oferecida para garantir a segurança das companhias e cidadãos da China no Paquistão e espera que o Paquistão continue reforçando as medidas de segurança para criar um ambiente favorável para a cooperação econômica bilateral.
A China quer continuar colaborando com o Paquistão nos assuntos de segurança e defesa e contribuir para a paz e a estabilidade regionais, indicou Li.
Li deu as boas-vindas à participação do Paquistão de uma reunião da OCS pela primeira vez como membro pleno e disse que a China continuará mantendo coordenação com o Paquistão em assuntos regionais no marco da OCS e outras organizações multilaterais.
Abassi concordou que o Paquistão e a China mantiveram uma profunda amizade e uma estreita cooperação.
Os dois países são parceiros de cooperação estratégica que compartilham objetivos comuns e apoio mútuo. O Paquistão continuará mantendo intercâmbios de alto nível com a China, aprofundará a cooperação e acrescentará novo impulso ao desenvolvimento das relações bilaterais, assinalou.
A construção do corredor econômico avança sem contratempos e o Paquistão continuará impulsionando o projeto e tomará medidas concretas para garantir a segurança do corredor, disse Abbasi.
O Paquistão está disposto a cooperar com a China no marco da OCS, indicou Abbasi, manifestando a confiança de que a China, país que ocupa a presidência rotativa, impulsionará o desenvolvimento da organização.