Perícia aponta que Odebrecht fraudou provas em delação contra Lula

Uma perícia feita nos documentos apresentados pela Odebrecht aponta que a empreiteira apresentou documentos fraudados à Justiça como se fossem provas de repasses de propinas a políticos registrados no Drousys, o sistema de contabilidade paralela da empreiteira.

Lula - Foto: Toni Pires/El Pais

De acordo com matéria publicada na coluna Painel, da Folha de S. Paulo, os documentos foram analisados por peritos contratados pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O especialista analisou os papéis anexados pelo Ministério Público Federal na ação da Lava Jato que investiga o uso de um apartamento vizinho ao do ex-presidente, em São Bernardo do Campo. O MPF sustenta que a Odebrecht custeou a aquisição do imóvel.

De acordo com os peritos, alguns extratos têm marcas de montagem ou enxerto, além da inconsistências em datas de transações e em assinaturas.

A perícia foi a mesma que atestou a validade dos recibos apresentados por Lula como prova de que ele pagou o aluguel do local e que, posteriormente, foram reconhecidos pelo juiz Sergio Moro como verdadeiros, derrubando a tese do MPF de que os documentos apresentados eram falsos, sem sequer ter periciado os mesmos.