Base Nacional Comum Curricular só terá duas disciplinas obrigatórias

De acordo com informações do jornal O Estado de São Paulo, a Base Nacional Comum Curricular terá apenas duas disciplinas obrigatórias na grade: Língua Portuguesa e Matemática. A estrutura foi apresentada nesta segunda-feira (26) pelo Ministério da Educação (MEC) aos secretários estaduais de Educação de São Paulo.

sala de aula

A lei que havia sido aprovada para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio determinava que apenas 40% da carga horária da etapa seria destinada ao aprofundamento em áreas específicas optativas. Entretanto, com a nova estrutura apresentada, apenas as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática seriam obrigatórias na grade curricular.
As outras matérias como Biologia, Inglês, História e Geografia estarão dentro das áreas específicas escolhidas pelo aluno, como: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Formação Técnica e Profissional.

Especialistas consultados pelo Portal Vermelho disseram que ainda é cedo para discutir uma possível consequência dessa estrutura – que determina apenas duas disciplinas como obrigatórias – pois o texto ainda não foi divulgado oficialmente ou aprovado.

Dessa forma, ele poderá conter ou sofrer alterações que englobariam, de alguma forma, as matérias que não são obrigatórias.

Além disso, eles pontuaram que o documento não foi finalizado pelo MEC e que ainda será discutido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), ou seja, pode ser que essa estrutura seja barrada durante as avaliações do Conselho.

Assim como ocorreu com a parte do ensino infantil e fundamental, o texto passará por cinco audiências públicas com sugestões. A aprovação do texto final deve acontecer no final deste ano.