Manuela D'Ávila: “Lula tem o direito de concorrer à presidência”

A pré-candidata do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) à Presidência da República, Manuela D'Ávila, postou em sua conta no Twitter mensagem em solidariedade ao ex-presidente Lula que teve o pedido de habeas corpus preventivo negado nesta terça-feira (6) pela Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Manuela e Lula em Porto Alegre - Foto: Rodrigo Positivo

"Lula tem o direito de concorrer, pois o juízo político é o juízo das urnas. Nós disputaremos a eleição no voto. Que o voto popular seja respeitado e a democracia seja nossa bandeira comum. #LulaLivre, publicou a pré-candidata", publicou a pré-candidata.

Nota PT

Após a decisão o Partido dos Trabalhadores divulgou nota em que critica a decisão. “Ninguém, seja Lula ou qualquer outro cidadão brasileiro, pode ser privado da liberdade antes do trânsito em julgado na última instância”. Ainda segundo o PT, "é urgente o Supremo Tribunal Federal (STF) julgar as ações que defendem o princípio constitucional da presunção de inocência.

Mesmo sendo alvo do judiciário, o ex-presidente Lula continua liderando todas as pesquisas de intenções de voto para presidente do Brasil. Segundo pesquisa CNT/MDA divulgada nesta terça-feira (6) Lula segue liderando as intenções de voto, mesmo com a possibilidade de ser impedido pela Justiça Eleitoral de disputar as eleições presidenciais deste ano.

A decisão do STJ não resulta na prisão imediata de Lula, que ainda tem um último recurso na segunda instância.