"Espero que o Supremo faça a correção necessária", afirma Lula

Ao comentar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirma que espera que a Corte analise o mérito de seu processo e faça as correções necessárias. "Tenho evitado falar do processo no STF, porque prefiro que os advogados falem. Estou pedindo a Deus que a Corte analise o mérito do processo, apenas isso. Espero que o STF faça a correção necessária", disse, em entrevista à Rádio Super Condá, de Chapecó, nesta sexta-feira (23).

Lula - .

Lula disse que espera ainda que as "mentiras" a seu respeito tenham um fim. "Eles inventaram uma mentira, não sabem como sair desta mentira, não sabem. Espero que a Suprema Corte faça a correção necessária porque ela é a última instância e não pode permitir que nenhum brasileiro seja vítima da sanidade de algumas pessoas. Porque tem pessoas que são insanas, messiânicas", completou.

O ex-presidente se disse indignado com a perseguição que vem sofrendo e resgatou a sua trajetória política. "Isso me deixa indignado. Um homem com 50 anos de vida política. Tenho história no movimento sindical, já fui investigado em cinco eleições que participei, perdi três eleições e fiquei quieto, não contestei e me prepararei pra outra, não pode ficar vendo um moleque me chamar de ladrão", afirmou.

Ele afirma que essa perseguição tem como objetivo impedir sua candidatura. "Esse processo não era nem pra estar em Curitiba. Se o tal do triplex é no Guarujá. Pra me levar pra Curitiba inventaram uma offshore, que teria pego dinheiro da Petrobras. Em cinco dias ficou claro que a offshore era dona do apartamento triplex da Globo em Paraty. Quando isso aconteceu tiraram o nome da offshore da imprensa e ninguém mais tocou no assunto", declarou.

"A democracia só é constituída quando temos instituições fortes. Para isso eles tem que ser responsáveis. É muito melhor uma investigação correta, consistente, provar e prender. Aqui fazem pirotecnia. Alguns delatores estão mais ricos do que quando foram presos", destacou Lula.

União da esquerda

Questionado sobre as eleições de outubro, o ex-presidente ressaltou que confia que a esquerda retomará o governo. "Com toda a divergências que tem a esquerda, temos mais de 60% dos votos juntos. Isso significa que nós temos grandes condições de ganhar as eleições", enfatizou.