Itália: um compromisso histórico

A Itália vive um impasse político enraizado na história do pós-guerra, acentuado pelo assassinato de Aldo Moro, em 19778

Por David Broder *

Aldo Moro

O assassínio de Aldo Moro em 9 de maio de 1978 bloqueou a rota dos comunistas italianos para o governo e inaugurou uma era de fragmentação política.

Quarenta anos atrás, o drama mais intenso da história política da Itália no pós-guerra atingiu seu clímax. Na manhã de 9 de maio de 1978, comandos das Brigadas Vermelhas abandonaram um Renault 4 roubado na via Michelangelo Caetani, em Roma, não muito longe do rio Tibre. No porta-malas estava o corpo cheio de balas do ex primeiro-ministro Aldo Moro.

Secretário do Partido Democrata Cristão (DC), Moro foi a vítima mais importante da violência política que envolveu a Itália dos anos 1970. A crise dos cinquenta e cinco dias em que ele foi mantido como refém pelas Brigadas Vermelhas terminou com seu assassinato e também minou decisivamente as tentativas de um pacto entre a Democracia Cristã e o Partido Comunista Italiano (PCI).

As Brigadas Vermelhas eram hostis ao PCI e tinham Moro como alvo porque ele tinha sido um dos principais interlocutores com os comunistas no partido governante. A Democracia Cristã havia negociado continuamente desde 1944, mas confrontado o impasse parlamentar após as eleições de 1976, o secretário do PCI, Enrico Berlinguer, pressionou por um “compromisso histórico” que unisse os dois partidos no governo.

Ao tomar Moro como refém, as Brigadas Vermelhas tentavam impedir essa solução reformista para o impasse institucional. Suas ações, ou pelo menos a volta do anticomunismo que estas produziram, ajudaram a bloquear o caminho do PCI para o poder. Embora achassem que isso radicalizaria o cenário político, as Brigadas Vermelhas estavam enganadas.

A violência daqueles anos acabou por expressar o declínio da esquerda extra-parlamentar. Após o fim das lutas sociais que atingiram o auge em 1977, centenas de esquerdistas foram para o underground da luta armada. Este foi um beco sem saída desastroso, um confronto frontal com o Estado italiano que atraia a repressão contra até mesmo militantes alheios a essa forma de luta.

Quatro décadas depois, a Itália enfrenta novamente um impasse político. A morte de Moro foi o canto final da "Primeira República" do pós-guerra, marcando a reforma fracassada da ordem democrata-cristã. Isso não trouxe renovação, mas prolongou o declínio e a fragmentação. Os destroços continuam a sujar o presente, num sistema político destituído não apenas pela falta de credibilidade, mas também de esperança.

Do outono quente a 1977

Muito diferente havia sido a Itália de 1945, governada por uma coalizão entre a democracia cristã e o PCI, os socialistas e outros partidos da Resistência.

Essa aliança foi rompida em 1947 em meio às pressões mais amplas da Guerra Fria, deixando a democracia cristã como força dominante. O PCI logo se estabeleceu como o segundo maior partido, mas foi sempre excluído do governo nacional.

O Partido Democrata Cristão tinha muitas facções internas, da esquerda cristã à direita anticomunista, e logo se mostrou incapaz de conquistar maiorias estáveis. Um breve namoro com o neofascista Movimento Social Italiano (MSI), em 1960, provocou confrontos violentos e, durante a maior parte da década seguinte, teve apoio socialista ou social-democrata, inclusive sob o governo de Aldo Moro, do final de 1963 ao verão de 1968.

A revolta contra o MSI, a falta de transferência do poder e um milagre econômico de duas décadas criaram as condições para o aumento da militância trabalhista nos anos 1960. Mesmo quando o PCI alcançou cerca de 30% nas eleições nacionais, uma esquerda extra-parlamentar emergiu, criticando a abordagem gradualista e lenta do partido para a mudança política.

O chamado Outono Quente de 1969 destacou particularmente essas contradições. Na sequência do movimento internacional de 1968, esta onda de militância nos locais de trabalho conquistou aumentos massivos de salários e estimulou a ascensão de uma nova esquerda que olhava para além do corporativismo ao estilo sindical. Logo foi combinado com movimentos fora das fábricas.

Se na década de 1960 os trabalhadores migrantes do sul da Itália se tornaram cada vez mais importantes para a militância trabalhista no Norte, na década de 1970 foi o novo feminismo que deixou sua marca nos grupos extra-parlamentares. Mas se estes movimentos provocavam inquietações no conservadorismo do PCI, o objetivo do partido era garantir a legitimidade a nível institucional.

Sob a regra da democracia cristã, o PCI havia construído sua força pela ação nos locais de trabalho e pela organização dos trabalhadores. No entanto, as primeiras eleições regionais em 1970, e a ascensão de Enrico Berlinguer à liderança do PCI no mesmo ano, anunciaram um avanço institucional. Radicalizou o pedido do ex-líder Palmiro Togliatti para uma reaproximação com a Itália católica, a base da democracia cristã.

Embora tivesse origens anteriores, a vez de Berlinguer foi especialmente inspirada pelos eventos no Chile onde, em 1970, foi eleito o governo de esquerda de Salvador Allende, tentando impulsionar a reforma com base em uma pequena maioria parlamentar. Imediatamente confrontado com a violenta subversão doméstica, em setembro de 1973 Allende foi esmagado por um golpe militar apoiado pela CIA.

Em uma Itália com sua própria dinâmica acentuada na Guerra Fria, Berlinguer viu que o PCI não poderia governar simplesmente reunindo uma coalizão com 51% dos mandatos parlamentares. Seu compromisso histórico, em vez disso, procurou integrar o PCI em uma coalizão liderada pela democracia cristã. Isso comprovaria o compromisso de seu partido com as instituições republicanas, ao mesmo tempo em que permitia a ele impulsionar as reformas.

A oportunidade de Berlinguer veio com a eleição geral de 1976. A democracia cristã teve 38% dos votos, enquanto o PCI teve 34%, o mais próximo do primeiro lugar em eleições gerais a que tinha chegado. Nenhum partido teve maioria parlamentar, mas o partido de Berlinguer concordou em apoiar um governo democrata cristão, em nome da "solidariedade nacional", sem receber nenhum posto ministerial em troca.

Para Aldo Moro, o pacto foi possível porque a democracia cristã e o PCI sabiam o que realmente representavam. Ele falou de “convergências paralelas” – uma transação na qual nenhuma das partes perderia sua identidade. Mesmo um “herege” do PCI, um esquerdista, Pietro Ingrao, aceitou o pacto; e também os conservadores da democracia cristã aceitaram o valor da aliança com os comunistas.

No novo parlamento, o PCI abraçou a adesão da Itália à OTAN, distanciando-se ainda mais de Moscou; isso, juntamente com sua postura dura contra as negociações com as Brigadas Vermelhas, produziu momentos de trauma nas fileiras partidárias, mas se adequou à busca de legitimidade institucional. Essa lógicatambém esteve em sua resposta aos movimentos sociais de 1977.

A revolta da juventude foi uma espécie de segundo 1968 italiano e intensificou a oposição entre o PCI e a esquerda extra-parlamentar, que agora assumia uma forma menos organizada. Enquanto o PCI não era uniformemente hostil ao movimento, até mesmo líderes de longa data como Pietro Ingrao criticavam o fracasso em se abrir às demandas dos estudantes e jovens trabalhadores.

O caráter amorfo do movimento devia-se à recente dissolução das maiores organizações da esquerda extra-parlamentares. Várias centenas de militantes adotaram uma rota alternativa: o underground. Temendo a repressão estatal após o refluxo dos movimentos de 1977, esses círculos procuraram dar um impulso militar à mobilização de massas.

As Brigadas Vermelhas

Embora sua atividade tenha chegado ao auge em 1978-81, a esquerda da luta armada italiana tinha uma história mais longa. Foi inspirado por movimentos guerrilheiros como a Frente de Libertação Nacional da Argélia (FLN) e o Viet Cong, assim como a “Resistência Vermelha” da Segunda Guerra Mundial. O GAP [Gruppi d´Azione partigiana, ou, Grupos de Ação Partidária – NR] de Giangiacomo Feltrinelli até adotou o nome – ligeiramente alterado – das células militares do PCI durante a guerra.

A Resistência terminou com um compromisso institucional, que logo fracassou pois o fim da aliança formada durante a guerra trouxe o longo domínio da democracia cristã, e a entrada da Itália na OTAN.

Para a esquerda da luta armada, a solução foi explodir pela força as “esferas de influência” da Guerra Fria.

Adotando a linguagem da Resistência, grupos como a Brigada Vermelha, e outros da luta armada intensificaram a luta social, para explodir a coexistência aconchegante entre o PCI e a República dominada pela democracia cristã.

O Coletivo Político Metropolitano fundado em Milão em 1969 havia inicialmente mantido atividade pública, através de seus círculos de trabalhadores nas fábricas da Pirelli, Alfa Romeo e Magneti Marelli. Mas o ataque terrorista fascista na Piazza Fontana em dezembro daquele ano levou grupos como o GAP de Feltrinelli, à iminente passagem ao underground da luta armada.

Isso deu origem, em 1970, à esquerda proletária, em seguida, às brigadas vermelhas. A “propaganda armada” nas fábricas e os primeiros sequestros tiveram como consequência a prisão ou o assassinato da maioria dos líderes originários, mas em 1976, as Brigadas Vermelhas foram reorganizadas sob a liderança de Mario Moretti. Ele abandonou o trabalho de "frente de massa" das Brigadas em favor de ações espetaculares de violência.

Já em 1974, o magistrado Francesco Coco havia se tornado alvo do grupo ao bloquear uma troca de prisioneiros por um magistrado sequestrado pelas Brigadas Vermelhas e oito membros do 22º círculo Ottobre. Em 8 de junho de 1976, ele liderou o grupo de cinco homens que mataram Coco e dois membros de sua segurança.

Movimentos muito maiores, como Avanguardia Operaia e Lotta Continua, reconheceram a necessidade de autodefesa armada contra a violência policial e fascista, mas criticaram fortemente as ações terroristas, que consideravam elitistas e contraproducentes.

Mesmo confrontados com a violência fascista, eles condenaram as Brigadas Vermelhas como provocadoras da repressão, em vez de uma resposta a ela. A Lotta Continua não aceitou, fortemente, a afirmação de que a eliminação dos capitalistas individuais fortaleceria a organização de classe; seu documento de dissolução afirmou, no título, "nem com o estado nem com as Brigadas Vermelhas".

Coco foi o primeiro assassinato premeditado cometido pelas Brigadas Vermelhas, e ajudou a divulgar a existência do grupo. Mas muito mais dramático foi o sequestro do ex-primeiro-ministro Aldo Moro. Na manhã de 16 de março de 1978, enquanto o parlamento se preparava para dar um voto de confiança no novo gabinete do governo de Giulio Andreotti, Moretti e seus companheiros atacaram o comboio de Moro, matando cinco policiais.

Os brigatistas levaram o capturado secretário da democracia cristã para um apartamento onde o mantiveram como refém. As Brigadas Vermelhas emitiram um comunicado celebrando a captura do homem que consideravam “o padrinho político e o executador mais fiel das ordens dos centros imperialistas”. Embora mantido em boas condições de saúde, ele foi submetido ao chamado “julgamento do povo”.

A reação foi chocante. Os principais sindicatos convocaram uma greve geral para exigir a libertação de Moro, e a democracia cristã também o fez, seguida pelo PCI. E recusaram qualquer negociação que pudesse legitimar as Brigadas Vermelhas. Em 22 de abril, o próprio papa Paulo VI pediu a "libertação incondicional" de Moro. E a liderança socialista pediu negociações sobre trocas de prisioneiros.

Em cartas divulgadas, o prisioneiro expressou seu senso de abandono. A recusa dos líderes partidários em negociar com as Brigadas Vermelhas e a impossibilidade de localizar Moro levaram inexoravelmente à sua execução. Nos anos seguintes, sua viúva, Eleonora, acusou abertamente a democracia cristã de usar a crise para derrotar um rival político.

O assassinato de Moro em 9 de maio foi condenado universalmente. Em um comício na Piazza San Giovanni em 10 de maio, o principal sindicalista do PCI, Luciano Lama – ele próprio expulso, no ano anterior, por militantes na Universidade La Sapienza – condenou duramente a indulgência dos autonomistas que apenas viram os terroristas como meros "camaradas equivocados".

O PCI exortou seus militantes a condenarem as Brigadas Vermelhas; os fascistas fizeram o mesmo. Em 24 de janeiro de 1979, as Brigadas Vermelhas assassinaram o sindicalista Guido Rossa depois que ele denunciou um de seus militantes. Esse assassinato de uma figura popular no movimento trabalhista em Gênova isolou ainda mais o grupo.

O funeral de Rossa, acompanhado por 250mil pessoas, mostrou a onda de condenação das Brigadas Vermelhas. No funeral, o Presidente Sandro Pertini pediu para falar com os estivadores de Gênova. Quando lhe disseram que muitos deles simpatizavam com as Brigadas Vermelhas, ele respondeu que era precisamente por isso que precisavam conversar.

O octogenário socialista disse aos estivadores: “Não é o Presidente da República que fala, mas o camarada Pertini. Eu conhecia as verdadeiras Brigadas Vermelhas: eles lutaram comigo contra os fascistas, não contra os democratas. Que vergonha!”. Os aplausos por essas palavras expressaram não apenas o respeito dos trabalhadores por Pertini, mas também a desilusão com as Brigadas Vermelhas.

O fim do compromisso

O objetivo da ação das Brigadas Vermelhas era romper a aliança entre os dois principais partidos. Desde 1976, o PCI havia tolerado o gabinete do governo de Giulio Andreotti através do instrumento de não-desconfiança (abstendo-se de votar sem confiança), mas no dia do sequestro de Moro prosseguiu, como planejado, e ofereceu apoio total ao governo.

Isso não foi suficiente para dar ao PCI qualquer papel ministerial. Qualquer avanço adicional neste terreno logo seria frustrado pelo sequestro de Moro, que removeu um potencial aliado da democracia cristã e encorajou os conservadores, que se opunham a um pacto com o PCI. Em janeiro de 1979, o PCI decidiu se afastar da maioria, por não ter chance de ingressar no gabinete.

Na década anterior, Moro procurara pacificar os socialistas, trazendo-os para a maioria do governo, ao mesmo tempo em que excluía os neofascistas. Seus esforços para integrar o PCI morreram com ele. Mas a virada do PCI para a oposição também ocorreu em um momento de crise mais ampla no movimento trabalhista, mais notavelmente marcado pela greve derrotada da FIAT em 1980.

A República do pós-guerra deu ao PCI um papel institucional secundário, mas também deixou uma tendência de violência política, herdada do período fascista. Já em 1948, uma tentativa de assassinato pela extrema-direita contra Palmiro Togliatti havia provocado manifestações armadas, e as Brigadas Vermelhas também usaram armas da Resistência.

Falar em terminar a “luta partidária incompleta pela libertação” era um mito perigoso. Se no período da guerra ações armadas espetaculares ajudaram a romper o reinado de terror do nazi-fascismo criando um clima de tensão, nos anos 70 as ações das Brigadas Vermelhas se colocaram em confronto direto com os trabalhadores.

Por esse motivo, as Brigadas Vermelhas pouco merecem a reputação alcançada. Eles seguiram um caminho que foi fortemente condenado pela grande maioria dos militantes e que manteve a esquerda refém de seus ataques. Um punhado de devotos assassinou até mesmo outros militantes para defender a vanguarda armada, certa de que as massas acabariam sensibilizadas e se rebelando.

Qualquer que fosse a intensidade de sua existência clandestina, ou a violência a que eram sujeitos pela polícia, os brigadistas nunca conseguiram uma tal resposta das massas. A fé cega de que as massas estavam prontas para a revolução, se não fosse pelas alegadas “traições” do PCI, permitiu que ignorassem os sinais de que não conseguiam provocar uma reação popular, a não ser contra elas.

No entanto, esses eventos também marcaram a derrota da esquerda que emergiu da Resistência. O PCI há muito buscava uma integração mais completa nas instituições republicanas, mas agora se encontrava na defensiva. Impulsionados pela ascensão de novas camadas de classe média, os socialistas de Bettino Craxi ofereceram uma aliança alternativa para a democracia cristã que, em 1983, se tornou primeiro ministro.

O compromisso histórico da década de 1970 prometia não mais do que integrar o principal partido de oposição à coalizão governamental. De fato, refletia uma concepção às vezes superficial da democracia, uma coalizão permanente na qual cada interesse seria representado. Ameaçou ampliar, e não romper completamente, com a partitocracia corrupta.

Quando se olha para os escombros dessa ordem, a estratégia de Berlinguer tem uma curiosa vida após a morte.

Hoje, após a eleição geral inconclusiva de 4 de março de 2018, houve pedidos para um compromisso histórico 2.0. O Partido Democrata (PD), nas últimas semanas, se viu às voltas com um improvável pacto com o amorfo Movimento Cinco Estrelas (M5S), o grande vencedor da eleição de 4 de março desse ano.

Embora alguns comentaristas sugiram que o “fim das ideologias” facilita esse pacto, a crise das identidades políticas adverte principalmente contra esse abraço improvável. O colapso do PCI, que por sua vez provocou o fim dos socialistas e da democracia cristã no início dos anos 1990, produziu um sistema partidário instável que reflete o declínio dos antigos blocos de classe e a fragmentação da vida pública italiana.

Como havia explicado Aldo Moro, o compromisso histórico repousava sobre partes capazes de fazer acordos porque sabiam que “mundos” representavam. Tal realidade não existe mais. O M5S é eclético e inseguro de sua longevidade real; a base remanescente da democracia cristã é idosa e de classe média; e o objetivo imediato da Liga não é o governo, mas hegemonizar a direita.

O Partido Democrata de hoje tem raízes no PCI e, em menor grau, na democracia cristã. Mas essa força, centrada no neoliberalismo, aborda a questão do compromisso de um ponto de vista totalmente diferente do partido de Berlinguer. Não está montando uma ascensão constante em direção ao poder, mas é a personificação de um estabelecimento em colapso, reduzido a menos de 20% dos votos.

Desde 4 de março de 2018, a Itália enfrenta um impasse. A alternativa sugerida pelo presidente é um governo “neutro” paliativo. Nenhum rumo de saída é possível, mesmo parecido com o compromisso histórico de Berlinguer. A República sobreviveu à violência dos anos 70. No entanto, o impasse de hoje deixa a democracia italiana mais enfraquecida do que nunca.

Fonte: Jacobin – Tradução: José Carlos Ruy