Rádio pública do Recife, Frei Caneca FM inaugura programação oficial

Primeira emissora pública da História do Brasil a entrar no ar com participação popular, a Rádio Frei Caneca FM (101.5) deu, nesta quinta-feira (28), um dos passos mais importantes de sua trajetória de 58 anos contados a partir da aprovação da Lei Municipal 6511/1960, que criou oficialmente a emissora, atendendo proposição do então vereador do Recife, Liberato Costa Júnior, já falecido. 

Luciano destaca caráter democrático e popular da Rádio Frei Caneca FM - Janaína Granja

Depois de dois anos no ar em caráter experimental, a Frei Caneca inaugurou ontem sua programação oficial diária, com a perspectiva de que pelo menos 40% do conteúdo a ser veiculado seja produzido pela sociedade civil.

Presente ao evento de abertura oficial dos microfones da emissora, juntamente com o prefeito do Recife, Geraldo Julio, o vice-prefeito Luciano Siqueira, que atuou pessoalmente pela implantação da rádio, fez questão de destacar o caráter democrático e participativo do empreendimento, lembrando que a instalação da Frei Caneca foi considerada como “prioridade absoluta” desde o primeiro programa de governo da chapa que se elegeu em 2013, para governar a cidade.

Andréa Rêgo Barros/PCR

“Este resultado que hoje celebramos foi pactuado com a sociedade, pactuado com aqueles segmentos que se organizam em defesa da democratização da comunicação e pelo fortalecimento da rede pública de comunicação. Não se trata de uma emissora governamental, mas de uma emissora pública. Portanto, não é um canal destinado à propaganda do governo, ainda que difunda suas ações, políticas públicas, programas e iniciativas no sentido de bem informar a população e dela receber uma participação crítica e ativa. Essa é uma conquista coletiva, uma conquista do povo da cidade”, disse.

Também presente ao evento, a deputada federal e presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, comentou em sua página no Facebook: “A comunicação pública é fundamental para a construção da cidadania e para a valorização da democracia. Por isso, estamos cheios de alegria em participar da inauguração da Rádio Frei Caneca FM, que passa a operar em caráter definitivo”. Luciana tem apoiado a instalação da Frei Caneca FM, inclusive, com a destinação de recursos de emendas parlamentares para viabilizar o funcionamento da rádio.

Participação da sociedade

Até 2011, o projeto da emissora tramitou na Agência Nacional de Telecomunicações quando foi concedido um canal para o Recife. Em 2014, poder público e sociedade civil elaboraram documento com propostas para o funcionamento da emissora. Em 2016, começou a fase experimental, e neste ano passou a operar em caráter definitivo, ampliando sua programação musical com informação, entrevistas, cultura e cidadania.

O caráter democrático e participativo presente na ação da emissora garantiu a realização, neste mês de junho, de assembleia para eleição dos novos representantes da sociedade civil que irão contribuir para a estruturação da primeira rádio pública do Recife. Foram eleitas sete entidades, sendo seis titulares e uma suplente, para compor o Grupo de Trabalho (GT), que terá 12 representações, sendo seis indicadas pela gestão municipal.

São elas: Centro Cultural Luiz Freire; Rede de Mulheres Negras de Pernambuco; Auçuba Comunicação e Educação; Sindicato dos Radialistas de Pernambuco; Instituto Frei Caneca; Quilombo Cultural Malunguinho; e, como suplente, o Centro de Educação Popular Mailde Araújo (CEPOMA).

O novo GT terá a missão de contribuir na elaboração e validação do Estatuto da emissora, além de acompanhar questões relativas à gestão da rádio, conteúdos e formatos de programação jornalística e de entretenimento e caminhos para o financiamento. A primeira reunião do Grupo de Trabalho deverá acontecer no mês de julho.

Do Recife, Audicéa Rodrigues