Flávio Dino: A capital de todos os maranhenses

Inicia-se a semana em que comemoramos mais um aniversário de São Luís. E de fato temos vários motivos para comemorar. Um dos que mais me honra é o fato de termos tirado a cidade da lista das 50 mais violentas do planeta, como era no passado. É a única capital do Nordeste que não consta desse levantamento de âmbito internacional.

Artigo do governador Flávio Dino

A capital de todos os maranhenses
Essa vitória é fruto de muito trabalho de nossas forças de segurança, como foi reconhecido em estudo divulgado pela USP (Universidade de São Paulo) nesta semana, que destacou o Maranhão como um caso de sucesso na redução da criminalidade. Mais policiais, mais viaturas, e a instituição dos Conselhos Comunitários pela Paz: receita que está dando certo e que vai continuar.

Graças à melhoria da segurança e aos investimentos em espaços públicos, a exemplo da Praça da Lagoa, milhares de pessoas todas as semanas conseguem se divertir, enquanto outras famílias ganham o seu sustento trabalhando nesses mesmos locais.

Outra mudança que proporcionamos na cidade é a luta pela qualidade da habitação. O programa Cheque Minha Casa já atendeu mais de 6 mil famílias com um apoio financeiro direto para a reforma de suas residências.

E estamos contribuindo com o asfaltamento das principais vias. Já foram 300 quilômetros recuperados em toda a Grande Ilha. Além disso, o Mutirão Rua Digna tem ajudado muitos bairros a sair da lama e poeira, gerando renda para trabalhadores organizados em associações e cooperativas.

Nesses 406 anos, a cidade cresceu e juntou-se a outras, formando a região metropolitana. Por isso, oferecemos o serviço do Expresso Metropolitano, com ônibus com ar condicionado que atendem aos quatro municípios da Ilha, transportando 25 mil passageiros diariamente.

Na Saúde, fizemos entregas importantes para a cidade, como o HTO (Hospital de Traumatologia e Ortopedia), que passou a atender uma das principais causas de internação hospitalar em todo o país. Inauguramos o Sorrir, maior centro de tratamento odontológico do Nordeste. São 17 consultórios, com 80 profissionais, que realizam mais de 4.000 atendimentos por mês.

Na Educação, aí estão as dezenas de escolas reformadas em São Luís, os Institutos Estaduais IEMAS, as escolas de tempo integral, a recuperação do Campus da UEMA – antes abandonado.

Fico feliz de contribuir, juntamente com os servidores do Governo do Maranhão, para construir uma capital da qual tenhamos cada dia mais orgulho. Que seja uma bela semana de aniversário. A nossa colaboração para as festas será representada por mais inaugurações e obras. Avante.